Monografias de 2015
ALINE GUERRA SANTOS
O DOCUMENTÁRIO NA TELEVISÃO: ESTUDO DA PERCEPÇÃO A PARTIR DO MATERIAL "MULHERES DE OURO: A HISTÓRIA DE UMA CONQUISTA"
O uso das práticas audiovisuais para informar é algo cada dia mais comum e reconhecido. Nesse sentido, a hibridização entre documentário e telejornalismo tem se tornado usual. Por ter características mais rígidas em relação à estrutura e linguagem, algumas reportagens telejornalísticas usam de algumas peculiaridades do documentário para levar a notícia de forma mais pessoal e diferenciada. Em determinadas ocasiões, essa hibridização acaba por modificar a percepção do telespectador diante das informações apresentadas, fazendo com que o produto final perca suas referências básicas. Partindo do objetivo de estudar e compreender de que forma a percepção pode ser alterada em função da utilização das características do gênero documentário em audiovisuais telejornalísticos, esta pesquisa analisa essas situações através da realização de um grupo focal com alunos do curso de Jornalismo da UFU no contexto de exibição de um audiovisual que congrega características tanto de documentário quanto de reportagem telejornalística.
AMANDA FRANCIELE SILVA
COPA DO MUNDO DE 1950 NAS CRÔNICAS JORNALÍSTICAS DE NELSON RODRIGUES
A Copa do Mundo de Futebol de 1950 foi realizada no Brasil e ficou marcada, entre outras particularidades, pelo Maracanazo – a derrota da seleção brasileira, por 2 a 1, contra a seleção uruguaia no jogo final. A competição está presente na memória do jornalismo esportivo e Nelson Rodrigues, torcedor do Brasil, utiliza o campeonato em suas crônicas jornalísticas escritas posteriormente. Esta pesquisa estuda o papel da Copa de 1950 em três destes textos, publicados originalmente em 1958, 1959 e 1977. A análise ocorreu por meio da Narratologia e o modelo atuacional de Greimas, juntamente com as características de crônica esportiva brasileira e a memória. O resultado da pesquisa consiste em lugares narrativos diferentes, conservação da estrutura folhetinesca na construção das crônicas de Rodrigues e confirmação da Copa do Mundo de 1950 como componente da memória esportiva, apesar dos problemas de conservação de informações e da interferência do produtor de conteúdo.
GIOVANA SILVEIRA SANTOS
ENTRE O DOCUMENTÁRIO E A REPORTAGEM TELEVISIVA: APROXIMAÇÕES E DISTANCIAMENTOS
A presente monografia aborda as razões pelas quais documentário e reportagem televisiva são constantemente confundidos, quando sabe-se que tais produções possuem aspectos particulares. Desse modo, o objetivo geral desta pesquisa foi pesquisar os pontos de fragilidade na distinção entre esses dois produtos. Para a realização do trabalho, fez-se necessária, primeiramente, uma pesquisa bibliográfica/documental sobre Produção Audiovisual, Documentário e Reportagem televisiva. Posteriormente, três produtos foram selecionados, quais sejam: um documentário, uma grande reportagem e uma reportagem televisiva. O percurso metodológico da análise contou com a transcrição e codificação de cada produto. A visualização pormenorizada dos produtos permitiu que a pesquisa contemplasse uma análise mais profunda a respeito dos elementos constituintes dos produtos audiovisuais selecionados: off, passagem, sonora, imagens de arquivo, recriações/simulações e encenações. Por fim, a pesquisa apresenta os pontos de aproximação e distanciamento entre estes produtos por meio da análise de cada um destes elementos constituintes.
GUILHERME FRAGOSSO DO PRADO
NARRATIVAS DO BEISEBOL NO NEW JOURNALISM
O beisebol, em pouco tempo após sua criação, se tornou o esporte mais popular dos Estados Unidos. Tornou-se, também, uma inspiração para o jornalismo norte-americano que se utilizava de elementos literários para narrar as jogadas e os mitos dos jogadores, elevando-os a condição de heróis. Na década de 60, um movimento mudou os conceitos jornalísticos e rompeu de vez com a imprensa objetiva da época: o novo jornalismo. Mesmo despretensioso, esse estilo permitiu ao jornalista utilizar-se de sua subjetividade para contar os fatos. Gay Talese, John Updike e James Maxwell, representantes do novo jornalismo e autores das três crônicas trabalhadas nesta pesquisa, encontraram no beisebol uma de suas inspirações. Para analise, foi utilizado o conceito de Narratologia e o modelo atuacional de Algirdas J. Greimas e a concepção de ficção e realidade da Rosana Soares, Marcelo Bulhões e Jean-Paul Sartre. O resultado da pesquisa consiste na constatação do engendramento entre ficção e realidade nas crônicas de beisebol no novo jornalismo.
ISABELA PARANATINGA LAVOR DÉCIO DE SIQUEIRA
A REPRESENTAÇÃO DA PRIMEIRA INFÂNCIA NAS REVISTAS “CRESCER” E “PAIS & FILHOS”
A presente pesquisa propõe uma reflexão sobre a representação da primeira infância nas revistas brasileiras “Crescer” e “Pais & Filhos”. A análise centra-se na observação de doze capas de cada publicação, enfocando os aspectos imagéticos e de três estudando, também, o conteúdo verbal. Na análise, de caráter documental e descritivo, foram observados aspectos como os hábitos e a comunicação informal identificados na construção imagética e verbal das capas. O resultado demonstra que as publicações optam por realizar um recorte da sociedade, ou seja, apenas uma classe específica de crianças é representada nas capas analisadas.
LAÍS FARAGO VIEIRA
11 DE SETEMBRO NO DOCUMENTÁRIO: A CRÍTICA DE MICHAEL MOORE À SOCIEDADE NORTE-AMERICANA
A presente monografia é resultado de uma pesquisa descritiva com revisão bibliográfica acerca dos acontecimentos de 11 de setembro de 2001 nos Estados Unidos, abordando a cobertura da mídia norte-americana e relacionando o fato ao documentário Fahrenheit 9/11 (2004), de Michael Moore. Dessa forma, o principal objetivo que norteou o trabalho foi identificar de que maneira a crítica de Michael Moore à imprensa norte-americana aparece no documentário supracitado. Conceitos como fundamentalismo, terrorismo e documentário são apresentados e articulados ao longo da pesquisa. Além disso, é importante contextualizar historicamente os acontecimentos de 11 de setembro e a origem do documentário. Através da análise fílmica de Fahrenheit 9/11, aliada aos conceitos abordados, é possível identificar onde e de que maneira Moore exerce sua crítica.
LAURA MÁXIMO TEODORO
DEMANDAS FEMINISTAS E POSICIONAMENTO DE MARCA: UMA ANÁLISE DA COMUNICAÇÃO DAS MARCAS BOMBRIL, RISQUÉ E SKOL
A presente monografia discute o posicionamento das marcas Bombril, Risqué e Skol por meio da análise de campanhas de comunicação adotadas pelas empresas no ano de 2015. Tomando como base a Análise do Discurso, a pesquisa diagnostica que as empresas analisadas ainda adotam ideologias sexistas.
LEIDIANE CRISTINA CAMPOS
JORNALISMO APRECIATIVO NO PROJETO IMAGENS E VOZES DE ESPERANÇA: PROXIMIDADES E DISTANCIAMENTOS DA TEORIA CRÍTICA
Este estudo buscou compreender e verificar a construção do Jornalismo Apreciativo. Esta proposta de comunicação é sugerida pelo projeto Imagens e Vozes de Esperança (IVE), que tem suas bases formativas consolidadas pela organização religiosa Brahma Kumaris. Para a realização da pesquisa, utilizou-se como metodologia a análise crítica, fundamentada pela Teoria Crítica instituída por Adorno e Horkheimer. A partir da análise foi possível verificar quais são as aproximações e distanciamentos entre o Jornalismo Apreciativo, proposto pelo IVE, e o que é discutido e defendido pela Teoria Crítica. Concluiu-se que tal proposta comunicativa distancia-se dos conceitos destacados pela teoria de Adorno e Horkheimer.
LÍVIA RODRIGUES MACHADO
“TEMÁTICA, REPÓRTER E PÚBLICO” NA REVISTA VIDA SIMPLES: NARRATIVAS DO SENSÍVEL NO JORNALISMO GONZO BRASILEIRO
Este trabalho discute a relação entre temática, repórter e público na revista Vida Simples, analisando as narrativas das quatro principais reportagens da edição 161, correspondente ao mês de agosto de 2015. Amparada pelos Estudos Culturais ingleses, considerando o sujeito em seu contexto histórico-social, a análise das reportagens permitiu a identificação de um tipo de jornalismo que preza pela construção de narrativas humanísticas, bebendo do Jornalismo Gonzo americano para constituir, aqui no Brasil, o que chamamos de gonzo à brasileira. Ou seja, o jornalista, ao se colocar como narrador personagem, permite uma relação mais próxima com o leitor, corroborando com a produção de um jornalismo mais humano.
LORENA GABRIELA SANTOS MARTINS
ÉTICA NO TELEJORNALISMO: UMA ANÁLISE DO COMENTÁRIO DE RACHEL SHEHERAZADE SOBRE O LINCHAMENTO PÚBLICO
No dia 31 de janeiro de 2014, um adolescente foi espancado e amarrado, nu, a um poste na região do Flamengo, no Rio de Janeiro. O fato, que configura um linchamento público, foi noticiado por vários veículos de comunicação, entre eles o SBT Brasil, que transmitiu uma reportagem sobre o acontecimento. Ao final da matéria, Rachel Sheherazade, uma das apresentadoras do telejornal, emitiu um comentário sobre o caso afirmando que compreende a agressão, já que a vítima tinha algumas passagens pela polícia. Com base nisso, a pesquisa faz uma análise do comentário de Sheherazade sobre o linchamento público, por meio da teoria da Análise do Discurso, e os resultados demonstram a necessidade de se pensar a respeito da ética profissional e liberdade de expressão, bem como a responsabilidade social no exercício do jornalismo.
LUÍSA SALVIANO FONSECA
A PRESENÇA DE TIC NA REVISTA NOVA ESCOLA: ANÁLISE DE CONTEÚDO DAS EDIÇÕES DE 2015
Este trabalho apresenta uma discussão sobre a presença de tecnologias da comunicação e informação (TIC) na revista Nova Escola, especializada em educação. Os objetivos são identificar, analisar e refletir sobre a presença de TIC nos espaços da revista no período de fevereiro á outubro de 2015. Utilizando como metodologia de pesquisa a análise de conteúdo, é possível classificar os momentos selecionados em diversas categorias, como presença de matérias cujo foco seja as TIC, presença de matérias que abordam TIC e se as tecnologias citadas são digitais ou não. Esta última demonstra como a revista aborda as práticas pedagógicas com os novos recursos e se a revista cumpre sua missão de destacar práticas educativas que auxiliam os educadores com os desafios de seu tempo.
MARIA EMÍLIA DUARTE SOARES
O ESPETÁCULO DA MORTE NA AUSÊNCIA DO SUJEITO: A DISFUNÇÃO SOCIAL DO JORNALISMO POLICIAL
Esta monografia objetiva esmiuçar o Jornalismo Policial a partir da Morte apresentada no programa Minas Urgente. Ao analisar a forma como os assassinatos são exibidos a partir da análise de conteúdo, ancorado no funcionalismo sociológico de Lazarsfeld, concluímos que há uma disfunção social do jornalismo em sua prática.
MARINA COLLI DE OLIVEIRA
VISTA-SE E O CIBERATIVISMO VEGANO
O veganismo é a luta pelos direitos animais a partir da exclusão do consumo de qualquer produto que tenha origem animal ou utilize animais em alguma parte do processo produtivo. Sendo uma causa social definida, ela acaba por se tornar objeto de discussão nas mídias sociais. Com este trabalho, desejamos entender como um dos maiores difusores do ciberativismo vegano, o Vista-se, iniciado em 2007, enquanto página de Facebook, perfil no Twitter e portal especializado, promove engajamento social relacionado ao veganismo. Utilizando os conceitos de redes sociais e mídias sociais, bem como do ciberativismo, a análise emprega uma metodologia tanto quantitativa, por meio de monitoramento de redes, como qualitativa, com base na concepção das três gerações da web, para verificar tais atributos do Vista-se na luta vegana.
MAYSA DA SILVA VILELA
A EROTIZAÇÃO DO CORPO FEMININO: UMA ANÁLISE DA REVISTA PLAYBOY A PARTIR DA TEORIA CRÍTICA
A pesquisa analisa três edições da Revista Playboy, do início, meio e fim da década de 1990, com o propósito de discutir, a partir da Teoria Crítica da Escola de Frankfurt, como Playboy se solidifica na prática, num terreno movediço que é a manutenção da erotização. Fundamentado em “Eros e Civilização”, de Hebert Marcuse, e secundariamente, Sigmund Freud com seus estudos referentes ao prazer e à erotização, o trabalho busca, a partir do método dialético, responder questionamentos sobre conceitos inerentes, como a sexualidade, a erotização, uma possível objetificação do corpo feminino, o fetiche criado sobre a mulher e a própria Playboy através de uma espécie ampliada. A função social desse meio de comunicação e a oposição do movimento feminista a ele, por considerá-lo opressor às mulheres, também são debatidos nesta pesquisa.
NAYANE DOMINIQUE DE ARAÚJO
A REPRESENTAÇÃO SOCIAL DA MULHER NOS FILMES INFANTIS “BRANCADE NEVE E OS SETE ANÕES” E “VALENTE”
A presente pesquisa analisa a representação social da mulher nos filmes infantis: “Branca de Neve e os sete anões” e “Valente”, através das personagens principais, Branca de Neve e Merida. Na realização da pesquisa, estudos foram feitos para conceituar a representação social, apresentar temáticas relacionadas à construção da identidade e história da mulher. A franquia Disney Princess e também o perfil de cada princesa foram apresentados a fim de aprofundar o conhecimento sobre os objetos da análise. Trata-se de uma pesquisa aplicada, descritiva, comparativa, na qual a técnica utilizada é a análise de conteúdo, que trabalha com as temáticas: beleza, relacionamentos e liberdade.
NAYARA DE SOUSA FERREIRA
CHAPOLIN SINCERO E A LINGUAGEM POLIFÔNICA DO PERFIL FAKE NAS MÍDIAS SOCIAIS
Os perfis fakes humorísticos são fenômenos de popularidade nas mídias sociais, chegando muitos deles a alcançar a marca dos milhões de seguidores. Nesse sentido, a pesquisa se dedicou a estudar o perfil fake do Facebook Chapolin Sincero e a construção dos enunciados presentes nos memes publicados por ele. A análise fundamentou-se na teoria polifônica da enunciação de Oswald Ducrot, que permitiu identificar quais as vozes presentes nos enunciados e como o fake se constitui -como forma de enunciação polifônica, operando na crítica do cotidiano.
TAÍS BITTENCOURT MAGALHÃES DE PAULO
A VOZ DO BRASIL: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DE RÁDIO MAIS ANTIGO DOBRASIL
Esta pesquisa investiga o programa de rádio A Voz do Brasil, buscando observar se existe comunicação pública em suas transmissões. Através da análise de conteúdo de seis edições do programa, utilizando as classificações de comunicação pública expostas por Duarte (2007), constata-se que o programa não se caracteriza integralmente como uma comunicação pública, mas que possui elementos da comunicação pública.
VICTOR PEREIRA ALBERGARIA
SUSPEITEI DESDE O PRINCÍPIO: ESTUDO DE CASO SOBRE AS COBERTURAS TELEVISIVAS DOS CANAIS FOROtv E SBT DA MORTE DE ROBERTO GÓMEZ BOLAÑOS
Este trabalho consiste no estudo de caso entre as coberturas do falecimento do ator e comediante mexicano Roberto Gómez Bolaños, o “Chespirito”, feitas pelo canal FOROtv, pertencente ao conglomerado de mídias Televisa, que abrange diversas atividades comerciais de grande importância para a cultura mexicana, e pelo Sistema Brasileiro de Televisão, canal fundado em 1981 pelo animador e empresário Silvio Santos e com viés de programação popular. Baseandose nos estudos culturais e nas análises de Nestor García Canclini e Renato Ortiz, aliadas aos estudos sobre globalização de Octavio Ianni, a pesquisa analisa as estruturas de mercado das duas emissoras além do próprio meio televisivo. Com auxílio de autores como Philipe Ariés, pode-se observar como a morte é enfocada nos dias atuais, além de seus desdobramentos culturais no contexto mexicano. O estudo de caso aqui apresentado demonstra que as coberturas da mídia em casos de morte reagem a partir da importância do personagem para a identidade cultural de seu público.
THATIANA HELENA ANGELI
O MASCULINO EM REVISTA: ETHOS E BRANDING EM DIÁLOGO NO DISCURSOJORNALÍSTICO ESPECIALIZADO
O presente trabalho analisa o branding e o ethos das revistas masculinas Men’s Health e
TRIP, com um olhar heterogêneo para as capas dos meses de Abril e Maio do ano de 2015, a
fim de identificar quem é o homem que essas revistas pretendem alcançar. Para isso buscou-se
compreender alguns anseios relativos às questões que envolvem o masculino, além dos
principais aspectos do jornalismo de revista e, claro, alguns fundamentos acerca do branding
e do ethos. As análises sinalizaram para a construção de um branding da saúde na Men’s
Health e de heterogeneidade na TRIP, e um ethos discursivo que reflete, na primeira, a
vaidade e, na TRIP, a inovação. Esta pesquisa foi também ancorada na hipótese de que o
homem leitor se distingue para as revistas selecionadas.
ANNA VITÓRIA FERREIRA ROCHA
É TARDE DEMAIS PARA NOS CALAR: O feminismo nas esferas públicas midiáticas
O presente trabalho analisou a presença do movimento feminista nas esferas públicas da sociedade, com foco na esfera pública abstrata formada pelos meios de comunicação. O corpus é composto por reportagens publicadas nas revistas Isto É e Época, ambas veiculadas na semana do dia 11 de novembro de 2015. A escolha se deu devido ao fato de que numa mesma semana duas revistas de grande circulação trouxeram como reportagens de capa as manifestações femininas a partir do ângulo que considera a mobilização feita por esferas públicas feministas na internet a grande catalisadora dos protestos e campanhas vivenciados no país entre 2011 e 2015. As informações coletadas são analisadas a partir do método dialético, que confronta principalmente dados históricos e contraditórios do fenômeno, e para tanto usaremos como pressupostos teóricos o arcabouço conceitual do feminisno e os conceitos de esfera pública formulados por Habermas e criticados por Nancy Fraser. Os resultados mostram que a internet se coloca como veículo que permite ao feminismo um alcance extraordinário, alcançando o interesse dos grandes veículos de comunicação, sem, no entanto, criar um novo movimento feminista.
FLAHANA NOGUEIRA PFEIFER
MÍDIA E EROTIZAÇÃO INFANTIL: A REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA DOS MCs MIRINS
Esta pesquisa tem como objetivo a análise da representação midiática dos MCs mirins, cujo enfoque se dá no comportamento erotizado e adultizado protagonizado pelos jovens cantores de funk. Para tanto, sob a luz do método dialético, o levantamento de problemáticas e respectivas discussões permite o aprofundamento deste objeto de estudo, cuja temática é caracterizada por sua complexidade. Assim, através da análise de entrevistas e demais documentos midiáticos, os resultados obtidos são de uma realidade que permanece em constante transformação e que apresenta como principal aspecto a contradição em falas, atitudes e comportamentos representados midiaticamente pelos MCs mirins.
GABRIEL MENEZES ZUCCOLOTTO
O LEGADO DEIXADO POR HELENO DE FREITAS: A REPRESENTAÇÃO DO JOGADOR NO JORNALISMO ESPORTIVO E NA CULTURA POPULAR DO ESPORTE
Heleno de Freitas foi o grande ídolo do Botafogo de Futebol e Regatas na década de 40, sendo até hoje o quarto maior artilheiro da história do clube. Heleno não deixava sua figura se resumir apenas ao futebol, era mulherengo, boêmio, bon vivant, um homem da alta sociedade do Rio de Janeiro nos anos 40 (ESCUDEIRO, 2014). A presente pesquisa analisa a representação da imagem criada em torno de Heleno de Freitas na cultura popular com o filme “Heleno, O Príncipe Maldito” (2012) e no jornalismo esportivo com o programa televisivo “De Lá pra Cá” (2009). A análise foi realizada com base no Modelo Atuacional desenvolvido por A. J. Greimas (1972). Palavras-chave: Heleno de Freitas; Botafogo; futebol; cinema; programa televisivo.
GIOVANA MATUSITA SOARES DE REZENDE
GAROTA EXEMPLAR E A REPRESENTAÇÃO CINEMATOGRÁFICADA IMPRENSA
O jornalismo ou o jornalista são figuras eventualmente retratadas no cinema. O filme dirigido por David Fincher, “Garota Exemplar” (2014), também faz parte do grupo de obras que tem a imprensa como um personagem dentro de um contexto narrativo. Com o objetivo de elucidar essa questão, analisamos o filme a partir do estudo da Narratologia proposto por Greimas (1973), aliado ao conceito de trama cinematográfica de Field (2001).
ANA CLARA BARBOSA MACEDO
YOUTUBE E AS POSSIBILIDADES DO MERCADO MOBILE: uma análise sobre o consumo de vídeos on-line
O presente trabalho aborda as potencialidades do YouTube em relação ao comportamento dos consumidores de vídeo on-line nos dispositivos móveis e as possibilidades tecnológicas do mercado mobile para os próximos anos. Para obter o levantamento necessário às análises foi realizada uma pesquisa documental descritiva analisando estudos e relatórios de órgãos e empresas conceituadas no Brasil e no mundo. O resultado revelou que, apesar de estar inserido em um ambiente volátil, o YouTube é uma plataforma que está em constante construção e evolução para atender as necessidades de sua comunidade. Neste sentido, é possível perceber que o foco do YouTube atual está no usuário mobile.
LEONARDO HAMAWAKI FRANÇA
ALEMANHA 7 X 1 BRASIL: O ETHOS JORNALÍSTICO ESPORTIVO NA TV CONTRAPONDO O ETHOS DA SELEÇÃO BRASILEIRA
O jornalismo esportivo é uma especialização da comunicação que tem a importante função de analisar, informar e criticar sobre os mais variados temas do mundo dos esportes. Com telespectadores cada vez mais exigentes, as coberturas esportivas exigem uma especialização daquele profissional que deseja seguir trabalhando nesta área. E, quando um fato que entra para a história acontece para ser relatado pelos jornalistas, torna-se bastante explorado pelos veículos de comunicação. O objetivo do estudo foi analisar a cobertura jornalística na derrota do Brasil por 7x1 para a Alemanha nas semifinais da Copa do Mundo de 2014 e como este resultado foi explorado pelos jornalistas, impactando no ethos vencedor da seleção canarinho e construindo uma imagem de derrota e fracasso da equipe pentacampeã mundial. Para isso, foram coletadas amostras dos programas Globo Esporte, da Rede Globo, e Linha de Passe, da ESPN Brasil. Concluímos que as sequências discursivas dos jornalistas evidenciaram o ethos da derrota e do fracasso em contraponto ao ethos vitorioso da seleção brasileira.