Monografias de 2013
AMANDA PEREIRA FIRMINO
JORNALISMO ESPORTIVO E SCOUTING: AS NOTÍCIAS DE BASQUETE SOB A PERSPECTIVA DA INTERTEXTUALIDADE
Este trabalho de pesquisa buscou entender como os jornalistas fazem uso do scouting nos textos noticiosos de Basquete. Apoiado pelos conceitos de espaço discursivo e intertextualidade, da Análise de Discurso Francesa, analisamos as matérias do site da Liga Nacional de Basquete acerca das partidas do Novo Basquete Brasil. Por meio de três categorias analíticas, estudamos como os dados fornecidos pela inteligência esportiva da Liga são utilizados nas notícias veiculadas em sua própria página. Como principais resultados, constatamos que o tratamento e a interpretação dos números não são feitas com frequência pelo principal meio de comunicação de Basquete do país.
ANA BEATRIZ CAMARGO TUMA
RAIO X DO SUS NA REVISTA RADIS: a representação do Sistema em uma publicação com financiamento público
Esta monografia objetiva saber qual é a representação do SUS em uma amostra escolhida da revista Radis, os assuntos que são tratados nas reportagens e se há um enfoque predominante nelas. Compõem o corpus de análise as reportagens veiculadas online em 2013, que são sobre a temática de capa e trazem algo relacionado ao SUS como foco. A metodologia usada é a Análise de Conteúdo a partir da montagem de uma tabela de codificação, que, além do mês, número da edição, autor, título e linha fina para identificação do texto, contém 12 indicadores de análise. Por fim, a pesquisa conclui que, entre outros aspectos, o SUS representado, na amostra, pela Radis é um sistema público sob responsabilidade governamental e cujos usuários são despolitizados; há variedade de temas abordados nas reportagens, as quais têm um enfoque predominante, que é o neutro.
ANA FLÁVIA BERNARDES DOS SANTOS
TRAGÉDIA NA BOATE KISS: análise da cobertura jornalística no portal Estadão
O presente trabalho tem como objetivo analisar a cobertura que o portal Estadão fez incêndio na boate Kiss, em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A monografia será baseada nos princípios da ética jornalística e nos fundamentos do jornalismo para verificar se o portal noticiou o fato com ética e responsabilidade social. Para isso, foram revistos conceitos sobre o sensacionalismo na imprensa brasileira, a ética nas redações jornalísticas e o jornalismo na Internet, nas perspectivas de autores como Rogério Christofoletti (2008), Eugênio Bucci (2000) e Bernardo Kucinski (2005). Foram discutidas questões que envolvem o interesse público, o respeito às normas de conduta e a privacidade. A análise foi realizada através da técnica de análise de conteúdo, definida por Laurence Bardin (2011), sendo possível perceber que no primeiro dia do incêndio a cobertura do portal tornou-se incessante e sensacionalista.
ANA GABRIELA FARIA SILVA
SEO E JORNALISMO: Um estudo sobre técnicas e conteúdos noticiosos
O presente trabalho analisa como os sites Correio de Uberlândia, Estado de Minas,
Folha de S. Paulo e New York Times aplicam estratégias de Search Engine Optimization (SEO)em matérias publicadas nos dias 23 e 24 de outubro de 2013. Para isso buscou-se, sob a luz da teoria funcionalista e do agendamento, observar e descrever as técnicas de otimização presentes na referida página em cada veículo, bem como a identificação dos critérios de noticiabilidade propostos por Traquina (2005), a fim de descobrir se e como o SEO pode unir-se ao jornalismo produzido para o suporte digital. Foram analisados os itens Title, Meta Description, Tags Headings, urls, links internos, atributo Alt, bem como o conteúdo, com base nos critérios de noticiabilidade, Keywords e nome das imagens, de quatro matérias. Além disso, este trabalho também apresenta um capítulo destinado a um relato de experiência com SEO e jornalismo.
ANDRÉ VÍCTOR FERREIRA MOURA
JORNALISMO COR-DE-ROSA NA REVISTA INFO EXAME: DO TEXTO JORNALÍSTICO AO USO DA PUBLICIDADE
O trabalho diz respeito ao gênero chamado por Marshall (2003) de jornalismo cor-de-rosa, que constitui um produto jornalístico-publicitário. A pesquisa buscou dados sobre o gênero que serviram para orientar se a objetividade jornalística da revista Info Exame foi comprometida com sua presença. Para tanto, utilizou-se de autores como: Dijk (apud BARROS FILHO, 2008), Bucci (2009), Scalzo (2003), Correia (2000) para apoiar o conceito de objetividade jornalística, bem como algumas características do jornalismo de revista.
Localizadas as técnicas retóricas de objetividade que a revista se utiliza, partiu-se para a identificação, na revista, dos tipos de variantes que Marshall (2003) elenca para o jornalismo cor-de-rosa. A hipótese de que a presença da publicidade, por meio do gênero cor-de-rosa, comprometeria a objetividade aparente do jornalismo praticado pela revista Info Exame foi confirmada, somada ao baixo índice de técnicas que asseguram a aparente objetividade do veículo.
ANGÉLICA VIRGÍNIA CARVALHO GUIMARÃES
A REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA DO CANDOMBLÉ: análise cultural de ‘O Canto da Sereia’ na desconstrução jornalística do ‘Domingo Espetacular’
O objetivo desta monografia é analisar a representação midiática do candomblé por meio da minissérie O Canto da Sereia e a construção jornalística realizada pela reportagem veiculada ao programa Domingo Espetacular, que mostra uma campanha realizada por um pastor na internet contra a série. Para isso, os elementos referentes a essa religião serão analisados no contexto da série, a fim de investigar se estes representam a realidade dos terreiros, se é retratada de forma fidedigna ou ajuda a reforçar os estereótipos já construídos na sociedade brasileira negando, inclusive, o seu elemento negro. A matéria elaborada pela Record será analisada do ponto de vista do discurso jornalístico na legitimação do assunto abordado pelo pastor a fim de investigar a responsabilidade social do jornalista. A pesquisa tem como base teórica os Estudos Culturais por perceber uma confrontação entre a representação dos adeptos do candomblé presente na mídia e a identidade desses sujeitos.
AUGUSTO SEIJI IKEDA
ESPETACULARIZAÇÃO E SUBJETIVIDADE NA COBERTURA JORNALÍSTICA DO MMA: ATRAVESSAMENTOS DISCURSIVOS
A pesquisa procura analisar os discursos adotados pela mídia na cobertura jornalística do MMA, a fim de observar a presença dos elementos espetacularização e subjetividade. Para isso, recorre a três veículos de comunicação online: Globoesporte.com, UOL e Terra, recortando matérias jornalísticas que traziam coberturas de lutas do MMA. O embasamento teórico do trabalho ancora-se nas áreas de jornalismo especializado e jornalismo especializado esportivo, com um aparato metodológico investigativo que resgata conceitos da análise do discurso de linha francesa. Os resultados do trabalho trazem, entre outros elementos, a presença da formação discursiva da espetacularização que atravessa discursivamente a cobertura jornalística que trata do esporte. Uma das indicações conclusivas é que, alguns elementos cuja pesquisa mostra, são usados atendendo diversos interesses particulares distintos.
BRUNA ISA RIBEIRO SANCHEZ
ALÉM DAS APARÊNCIAS: A REPRESENTAÇÃO DA MULHER EM ELLE E VOGUE BRASIL SOB O OLHAR JORNALÍSTICO E DISCURSIVO
O presente trabalho analisa como a mulher é representada nas revistas ELLE e Vogue Brasil por meio dos editoriais das edições de Setembro e Outubro de 2013. O recorte restrito possibilitou a identificação do modelo de mulher retratada nos textos das revistas. Para isso buscou-se compreender os discursos presentes no espaço e no campo discursivo feminino dessas mídias impressas. O aparato de investigação se deu por meio da Análise Dialógica do Discurso (ADD), de linha bakhtiniana, que nos permitiu a construção de matrizes discursivas que puderam registrar os textos, a partir dos quais investigamos os discursos e as vozes presentes nos editoriais das revistas. O gênero feminino, história das revistas impressas no mundo e no Brasil, revistas femininas, identidade, estudos culturais e a ADD são os alicerces teóricos dessa pesquisa. As indicações conclusivas mostraram, por meio do dialogismo, que a revista ELLE traz uma mulher triunfalista e pós-moderna e que a revista Vogue Brasil flerta com o modelo de terceira mulher pós-moderna
BRUNNER MACEDO GUIMARÃES
ENTRE MÁRMORES E O REVÉS: A memória da ditadura nos perfis humanizados de Moreira Leite
Este trabalho discute e analisa a possibilidade de reconstrução histórica da ditadura civilmilitar brasileira a partir das reportagens presentes no livro-reportagem A mulher que era o
general da casa do jornalista Paulo Moreira Leite. As diferentes reportagens, apresentadas na forma de perfis humanizados, permitem identificar a influência de aspectos ideológicos, identitários e políticos na construção dos textos, e contrapor as metodologias adotadas pelo jornalista frente aos personagens da resistência civil ao regime e o personagem “avesso” à posição dos demais. A análise, calcada nos Estudos Culturais, revela como o conflito das memórias está codificado no texto jornalístico e como o jornalismo continua a refletir as relações de resistência presentes no período ditatorial, que compromete a própria humanização dos sujeitos proposta.
CÍNTIA APARECIDA DE SOUSA
A MÍDIA E O PARADESPORTO: A representação do para-atleta no site Globoesporte.com
O presente estudo analisou a representação do paradesporto, a prática de atividades físicas pelas pessoas com deficiência, e do para-atleta presente no jornalismo esportivo brasileiro. O corpus do trabalho compõe-se com reportagens publicadas no site esportivo, Globoesporte.com, entre os dias 01 e 07 de dezembro de 2013. O recorte temporal levou em consideração o fato que no dia 03 de dezembro é comemorado o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. A partir dos dados coletados e devidamente analisados sob a luz da análise de conteúdo, a pesquisa investiga qual a representação do para-atleta e se o paradesporto possui espaço no veículo midiático. Os resultados mostram que a representação mais presente é a da superação, em que o esporte funciona como um canal para a superação da deficiência, e o espaço do paradesporto ainda está relacionado à divulgação dos resultados das competições paradesportivas.
CLARICE DE FREITAS SOUSA
“MY NAME IS LIZZIE BENNET”: UMA ANÁLISE DA ADAPTAÇÃO TRANSMÍDIA DE ORGULHO E PRECONCEITO
A proposta deste trabalho é analisar que tipos de alterações acontecem na narrativa quando um livro é adaptado para o formato transmídia como a websérie The Lizzie Bennet Diaries, adaptação de Orgulho e Preconceito, obra de Jane Austen. Na adaptação, a personagem principal inicia um vlog como trabalho de faculdade e passa a narrar os acontecimentos da sua vida e das pessoas a sua volta, seguindo a história de Austen, sendo acompanhada por vários spin-offs e contas nas mídias sociais, que mostram o desenvolvimento de outros personagens da websérie. A interação entre os personagens e o público para a construção da narrativa são estudadas sob o ponto de vista da Teoria Tecnológica por causa da ampliação das relações sociais e formação de comunidades em ambientes de rede para o acompanhamento da adaptação. A partir do conceito de McLuhan de que “o meio é a mensagem”, observa-se como a mudança do suporte interfere na maneira como a história é contada, assim como os conceitos de cibercultura e transmídia, uma vez que ao utilizarem diversas mídias, não só a interatividade do público com a websérie é maior, como o mesmo acaba influenciando os acontecimentos da história e a própria movimentação das pessoas. Como ainda não há uma metodologia de análise específica, por ser um objeto de estudo novo, utilizaremos técnicas propostas por outros pesquisadores, para descrever nformações pertinentes e que possam facilitar o estudo devido ao alcance de suas proposições e a visualização do desenvolvimento das narrativas transmídia por meio de uma esquematização gráfica.
DEISIANE MARIA MOREIRA CABRAL
A IDADE (IN)VISÍVEL: Uma análise da representação do idoso na revista Sempre Jovem
Esta pesquisa investiga a representação do idoso na revista especializada Sempre Jovem, publicada pela Brasil Data Sênior. A metodologia aplicada consistiu em selecionar e analisar nove reportagens de três edições da publicação nos anos de 2011, 2012 e 2013 e o projeto editorial do primeiro número da revista. A definição do objeto de estudo pelo jornalismo especializado é consequência da análise da invisibilidade dos idosos na grande mídia. Esse problema levou a proposta da monografia em verificar se a revista especializada concede visibilidade ao público idoso e como esse público é retratado nas páginas das seguintes editorias: Estilo de Vida, Estética, Comportamento, Tecnologia, Atualidades e Dicas Sempre Jovem. O trabalho discute visibilidade e invisibilidade midiática, representação do idoso, lógica de mercado e responsabilidade social no jornalismo. A pesquisa é embasada na teoria funcionalista, utiliza-se da análise de conteúdo, e tem como proposta responder ao seguinte problema central: Será que a imagem do idoso disseminada na Sempre Jovem é diferente ou ratifica ao defrontado na grande mídia?
GISLLENE RODRIGUES FERREIRA
A REPRESENTAÇÃO DO MASCULINO E DO FEMININO NAS CAPAS DAS REVISTAS MEN’S HEALTH E WOMEN’S HEALTH: Composição verbal e visual na construção da recepção pela instância da produção
A capa de uma revista é o primeiro contato que o público leitor tem com determinada publicação. Diante do papel de importância que ela assume, o presente trabalho de conclusão de curso visa identificar qual o leitor e a leitora previstos nas capas das revistas Men’s Health e Woman’s Health. A linha teórica de estudo na área da comunicação foram os estudos de recepção levando em consideração que o receptor está presente no texto desde a instância de produção, enquanto uma estratégia. Diante disso, a pesquisa se propõe a estudar as estratégias de construção do leitor e da leitora pelas capas, tendo como base o conceito de leitor modelo de Umberto Eco (1986), a partir de operadores técnicos de análise (imagem, composição gráfica e cores) e operadores temáticos de análise (beleza, corpo, sexualidade e papéis sociais). Após a realização da pesquisa, foi possível concluir que o jornalismo produzido para o homem e para a mulher não é semelhante, pois em determinados momentos são reforçados os estereótipos de masculino e feminino pré-estabelecidos pela sociedade ao longo da história e em outros são elaboradas novas características e representações.
JOSÉ PEDRO BEZERRA DA SILVA
FAMOSOS NAS HQS DE MAURÍCIO DE SOUSA: PELÉ, NEYMAR JR. E CLÁUDIA LEITTE - Como os personagens Pelezinho, Neymar Jr e Claudinha são representados
As Histórias em Quadrinhos de Maurício de Sousa são uma das mais famosas no cenário brasileiro. Alguns ídolos do mundo real são selecionados pelo autor para fazer parte do mundo imaginário da Turma da Mônica ou a própria turma destes ídolos são criadas. É o caso de Pelé, Neymar Jr. e Cláudia Leitte. Mas como se dá a representação destes famosos nas HQs? Sob a ótica da Análise de Discurso, dos conceitos de HQ, sob o significado de entretenimento, educação e educomunicação, foi feita a análise de três HQs, as primeiras em que cada um dos personagens (Pelezinho, Neymar Jr. e Claudinha) aparecem. É interessante observarmos que este tipo de mídia pode ajudar a criar uma nova imagem destes famosos e que elas podem mudar a forma como estes ídolos são representados na sociedade.
KARINA FERREIRA MAMEDE
PELAS LENTES DO HOMEM DO CAMPO: ANÁLISE DE CONTEÚDO JORNALÍSTICO DA REVISTA GLOBO RURAL
O presente trabalho apresenta a análise de conteúdo jornalístico da revista Globo Rural no intuito de averiguar se o periódico representa todas as segmentações de produtores rurais, pequenos, médios e grandes, designados pela agricultura familiar ou agronegócio, de forma equilibrada. A pesquisa se fundamenta na temática agropecuária, por esta corresponder em atividades simbólicas e representativas da economia do Brasil. O procedimento utilizado para coleta de dados e tratamento foi a Análise de Conteúdo, de Fonseca Júnior (2005), no qual avaliou se as matérias seguiam o foco exposto na linha editorial, e como a informação foi desenvolvida para o homem do campo. A hipótese comprovada pelas categorias de análise de que a revista não retrata todos os agricultores e pecuaristas similarmente (abordagens e visibilidade).
KARLA MARIANA GONDIM FONSECA
JORNALISMO LITERÁRIO: Uma análise da coluna de opinião de Eliane Brum para a revista Época
O presente trabalho analisa a presença do Jornalismo Literário na coluna de Eliane Brum para o site da revista Época, além de tecer sobre ela uma análise aprofundada sob a ótica da Análise do Discurso francesa. O corpus selecionado são os três textos da coluna mais compartilhados nas redes sociais no primeiro semestre de 2013. A partir desses compartilhamentos, dos diálogos propostos pela autora ao longo de seus escritos, das diversas vozes presentes em seus textos e também de outros aspectos, busca-se entender como a coluna acaba por atrair e envolver o leitor, além de informar.
LAÍS CASTRO PINTO ORTIZ DE OLIVEIRA
AUSÊNCIA SONORA - REPRESENTAÇÕES DAS BANDAS INDEPENDENTES NAS REVISTAS NOIZE E ROLLING STONE
Esta monografia é o resultado de um estudo sobre a representação das bandas independentes, classificadas por meio da distribuição do produto cultural das mesmas nas revistas NOIZE e Rolling Stone. Ao todo seis edições, três de cada, foram tratadas pelo prisma da análise de conteúdo a fim de esclarecer a superior questão de como são tratados esses artistas em sua representação nos presentes veículos. As análises trataram o espaço e linguagem vinculados a esses artistas, apoiadas nos estudos culturais e a criação de identidade entre público e bandas no jornalismo cultural entre o período de setembro de 2013 a janeiro de 2014, utilizando a os conceitos de cultura da mídia/cultura na mídia e da problematização do direito à cultura. Enfim, um olhar diferente sobre o espaço reduzido e omisso que se destina a mostrar os artistas independentes, mas que pouco ou nada fala sobre o problema da desigual participação na indústria cultural.
LETÍCIA ALESSI FERNANDES DE MELO
MÍDIA E CORPO FEMININO: processos discursivos de representação imagética (1990 – 2010)
O presente Trabalho de Conclusão de Curso traça uma pesquisa voltada ao entendimento da representação imagética do corpo feminino na mídia, especificamente nas décadas de 1990, 2000 e 2010 (esta última catalisada, principalmente, pelo fenômeno de redes sociais e boom de conteúdos opinativos online). Para que tal análise fosse possível, escolheu-se uma modelo, representando o ethos de cada uma das décadas, a fim de analisar suas principais referências. Para embasar o estudo, também foram feitas leituras a respeito do histórico da Beleza/Feiúra nas artes e sociedade, bem como leituras a respeito do papel da internet na descentralização de discursos midiáticos e, consequentemente, mudança em seus paradigmas, focando o universo feminino e a reconstrução da identidade feminista.
LUCAS FERREIRA MARTIN
A CONSTRUÇÃO DO ÍDOLO FUTEBOLÍSTICO PELA MÍDIA COM BASE EM MATÉRIAS EXTRAESPORTIVAS
O jornalismo especializado de esportes deveria veicular apenas matérias condizentes com a esfera esportiva. O que se observa, porém, é que outras temáticas estão presentes nessa editoria. Tais matérias que podem ajudar na construção ou desmistificação de um ídolo do esporte, mais precisamente, do futebol. O objetivo do estudo é analisar como a mídia constrói a imagem do ídolo futebolístico com base nas matérias consideradas extracampos. Sob a ótica da análise do discurso, do ethos discursivo, do Leitor-Modelo e do olimpiano, foram analisadas as matérias de dez ídolos recentes no site Globoesporte.com, o mais acessado do Brasil no ramo esportivo. Os dados foram coletados durante três meses, totalizando mais de 1300 matérias ao todo. O resultado das análises qualitativas e quantitativas mostra que a mídia pode ajudar a formar a imagem de um jogador de diversas formas: por meio de palavras ou expressões, ações praticadas e sofridas, imagens, falas, entre outros, e que cada ídolo apresenta um ethos diferente. Olhando pelo lado das matérias extraesportivas, que representam uma média de aproximadamente 30% das analisadas, essa formação do ethos pela mídia é ainda mais válida. O interessante é que a maioria dos jogadores apresentou um número bem superior a esse.
LUCAS LEMOS BONON FILHO
SÃO PAULO POR 20 CENTAVOS: Análise da cobertura jornalística da Folha de S. Paulo
Este trabalho estuda as representações dos manifestantes, da polícia militar e do governo sobre as manifestações de junho de 2013, especificamente entre as edições de 12 a 18 de junho, na Folha de S. Paulo. O método utilizado para compreender essas representações foi análise de conteúdo (FONSECA JÚNIOR, 2005), descritiva, quantitativa e qualitativa. No diagnóstico final foi verificado que a Folha de S. Paulo iniciou a semana contra os manifestantes representando-os como vândalos, e finalizou a mesma semana descrevendo os eventos como megamanifestações pelo Brasil.
MARCOS VINÍCIUS REIS
OGIVAS NO PAPEL: A Crise da Razão e o Jornalismo Literário nas narrativas de Hiroshima
Esta pesquisa investiga a relação entre narrativa e sujeito na reportagem jornalístico literária “Hiroshima”, escrita por John Hersey e publicada na revista semanal norte-americana “The New Yorker” em 1946. Exploramos pressupostos teóricos formulados por pensadores da primeira geração da Escola de Frankfurt para avaliarmos se o Jornalismo Literário expresso na reportagem consiste em uma prática emancipatória. A problemática parte da desconfiança de que o jornalismo clássico ou tradicional contribui para a objetificação do indivíduo enquanto o Jornalismo Literário confere autonomia a ele. A união do relato dos fatos cotidianos com técnicas de construção textual oriundas literatura possibilita um profundo contato com narrativas individuais e uma atípica liberdade estilística. Esses elementos parecem apontar para a superação do esvaziamento humanístico sugerido por um jornalismo de feições industriais.. E assim segue a segunda problemática: avaliar se o Jornalismo Literário deve dispor desse caráter emancipatório
MARIA TEREZA BATISTA BORGES
CRIADORES DE CHOCOBOS: a transmediação dos jogos da franquia Final Fantasy no âmbito da cibercultura
A era da tecnologia é agora. A convergência das mídias, aliada à participação dos consumidores, fez com que o mundo se tornasse digital. E, entre os tantos aparatos e produtos tecnológicos, estão os videogames e as franquias, que buscam atrair fãs. Esta monografia apresenta de que forma se dá o processo de transmediação da franquia Final Fantasy, com base na cibercultura. Para isso, enfatizamos os conceitos de convergência e transmídia, bem como as teorias que estudam a cibercultura e a história dos videogames. Além disso, ressaltamos a presença dos games na cultura e a forma como eles constroem culturas e grupos de interesse no ciberespaço. Para a análise, trouxemos o universo da franquia Final Fantasy, o objeto de estudo, elencando suas características, tais como história, personagens e relações com os jogadores. Por fim, descrevemos os elementos e os produtos transmídia que permeiam a franquia e seus fãs, tais como os Chocobos, o principal símbolo da franquia, analisando o universo narrativo e o engajamento dos usuários, por meio de observação das mídias sociais nas quais se relacionam entre si e com os games. Percebemos que o universo transmídia de Final Fantasy começa com os jogos, principais e spin-offs, que estão ligados, e que a franquia só é completamente compreendida se experimentada em sua totalidade, mesmo sendo constituída de produtos independentes. Além dos jogos, a empresa produtora faz uso de outras mídias para expandir suas histórias e atrair vários públicos, o que resulta em maior fidelidade. Por meio das comunidades de inteligência coletiva, os fãs participam, compartilham conhecimentos e experiências e complementam o processo transmídia da franquia, o que pode ser observado nas mídias sociais, que potencializaram ainda mais a participação e, assim, o engajamento na era da convergência.
MARIANA GOULART HUEB
CULTURA POPULAR REGIONAL E TELEVISÃO: A Folia de Reis e o Congado no MGTV 1ª edição
O presente trabalho verifica de que maneira são veiculados os conteúdos de cultura popular regional, mais especificamente Congado e Folia de Reis, no MGTV 1ª edição, telejornal produzido e transmitido pela TV Integração, filiada da TV Globo em Uberlândia. O objetivo é examinar o papel da televisão como meio de valorização da cultura popular; analisar os formatos de veiculação de conteúdos relacionados ao Congado e à Folia de Reis no telejornal citado; e observar como a cultura popular pode se manter viva por meio da difusão dos meios de comunicação televisivos. Para isso, foram utilizados os conceitos de Semiótica da Cultura, TV regional e Cultura Popular. A partir da análise proposta foi possível concluir que, embora haja espaço no MGTV 1ª edição para a veiculação dos conteúdos de cultura popular, a forma como esses materiais são produzidos é superficial e não contribui para a valorização da cultura.
MARIANA LIMA VASCONCELOS
O ETHOS E A CONSTRUÇÃO DA IMAGEM DOS JOGADORES CONVOCADOS PARA A COPA DO MUNDO DE 2010: UMA ANÁLISE DAS REPORTAGENS VEICULADAS NO JORNAL NACIONAL
Este trabalho analisa vinte e três reportagens veiculadas no Jornal Nacional no período que antecedei a Copa do Mundo de 2010. Cada uma dessas reportagens apresenta para o público um dos jogadores convocados para disputar o Mundial. O objetivo este trabalho é analisar quando e como o uso do ethos contribuiu para mostrar uma imagem mais humanizada de cada um desses jogadores. Utiliza decupagem dos trechos das reportagens em que é possível notar o ethos. Conclui que os ethé de humanidade e caráter refletem as características mais humanizadas dos jogadores em suas vidas extra-campo.
MAYRA CABRERA COSTA
MÍDIAS SOCIAIS COMO ESTRATÉGIA DE COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL A utilização do Facebook pela Região do Cerrado Mineiro
Este trabalho tem como objetivo verificar se a Região do Cerrado Mineiro utiliza de forma adequada as mídias sociais, em especial o facebook, em sua comunicação institucional. Para isso, oferece reflexões acerca da comunicação organizacional e do papel das mídias sociais na construção da marca. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise de conteúdo das publicações da Região do Cerrado Mineiro no Facebook.
NATÁLIA SILVA NASCIMENTO
O LEITOR NAS CAPAS DO CORREIO DE UBERLÂNDIA E TUDO JÁ: Análise das marcas de recepção inscritas nas composições gráficas dos jornais impressos
O presente trabalho pretende analisar as marcas de recepção inscritas na composição gráfica dos jornais Correio de Uberlândia e Tudo Já. Para isso, será utilizado como referencial teórico o conceito de leitor modelo, de Umberto Eco (1986) para, a partir dele, observar nas capas dos impressos selecionados os elementos cor, tipologia e fotografia. O corpus de análise da pesquisa é composto por seis edições de cada um dos veículos, veiculadas na última semana do mês de junho de 2012. Este volume está estruturado em cinco capítulos, a saber: introdução, projeto gráfico, as marcas da recepção, análise e considerações finais.facebook, em sua comunicação institucional. Para isso, oferece reflexões acerca da comunicação organizacional e do papel das mídias sociais na construção da marca. A pesquisa foi desenvolvida a partir da análise de conteúdo das publicações da Região do Cerrado Mineiro no Facebook.
NAYLA GOMES
AUDITORIA DE IMAGEM: A REPRESENTAÇÃO DAS OPERADORAS VIVO E TIM NA MÍDIA ESPECIALIZADA
Este trabalho buscou analisar a representação das operadoras de telecomunicações Vivo e TIM na mídia especializada. Os objetos de análise foram as notícias dos sites (Telesíntese, Teletime, a editoria de Telecom do jornal Valor e Convergência Digital) publicadas entre os meses de outubro e novembro (período de divulgação do resultado trimestral das operadoras) e o release divulgado pelas operadoras também neste período. Para realizar essa pesquisa adotou-se como metodologia a auditoria de imagem, e também um levantamento teórico sobre comunicação empresarial e uma de suas vertentes que é a institucional. Trata-se de uma pesquisa exploratória e descritiva com fundamentação nos autores e dados da pesquisa bibliográfica. O principal autor utilizado para fundamentar a auditoria de imagem foi Wilson Bueno (2012). Também se encontram nessa pesquisa conceitos fundamentais para a comunicação organizacional, além de um estudo sobre o setor de telecomunicações. A pesquisa mostra um desempenho ruim das operadoras na mídia especializada no período analisado.
PATRÍCIA ALVES
ENTRETENIMENTO E INFOTENIMENTO NO JORNALISMO TELEVISIVO: O ESPORTE SOB O CRIVO DA ANÁLISE DE DISCURSO
Esta pesquisa analisou a presença do entretenimento no jornalismo esportivo veiculado em TV aberta no Brasil. Ancorados em conceitos da análise de discurso de linha francesa analisamos os programas Esporte Espetacular e Esporte Fantástico por meio do uso de matrizes discursivas. O aparato teórico da pesquisa baseou-se em nomes como Maingueneau (2006), Bakhtin (1979) e Fernandes (2005), cujos estudos possibilitaram a análise e descrição das formações discursivas, enunciações e vozes que caracterizam o infotenimento, ou seja, a presença do entretenimento no jornalismo; e Dejavite (2006), Arbex Jr. (2001), Aronchi (2004), Paternostro (2006), Bourdieu (1997), Wolf (1999), cujos estudos indicaram importantes contribuições ao para compreensão do entretenimento, jornalismo especializado e telejornalismo. Como principais resultados constatamos a presença da dramatização e do lúdico nos programas, o que indica novos formatos jornalísticos esportivos na TV brasileira.
RENATO HENRIQUES DE FARIA
O HUMOR NO TELEJORNALISMO ESPORTIVO: UM ESTUDO SOBRE A NOVA ATUAÇÃO DO APRESENTADOR ESPORTIVO
O jornalismo esportivo possui peculiaridades quando comparado a outras editorias. Um recurso comum que existe na cobertura do esporte na televisão é o recorrente uso do humor. Isso acontece diretamente pela atuação do apresentador esportivo, que é o responsável pela conotação descontraída dada à mensagem. Muitos apresentadores constituem-se como verdadeiros personagens. A atuação do apresentador no vídeo cria uma imagem discursiva para seu leitor denominada Ethos, que é um conjunto de qualidades percebidas e atribuídas a ele por quem está o assistindo, como amigo, engraçado, mal-humorado etc. Por meio dos estudos de Retórica, esse trabalho promove uma análise discursiva de programas esportivos em busca de traços de humor por meio da atuação do apresentador, tentando mostrar qual o Ethos ele constrói perante ao público. Essa análise será baseada na linha teórica de Dominique Manguieneau. O objetivo principal é responder se o uso do humor é prejudicial ao jornalismo esportivo, seguindo a concepção de jornalismo dada por Manuel Carlos Chaparro.
RONIAN SILVA CARVALHO
GIRO PELO MUNDO: ANÁLISE DO CENÁRIO JORNALÍSTICO DAS REVISTAS DE TURISMO VIAJE MAIS E VIAGEM E TURISMO
O objetivo deste estudo é entender o cenário jornalístico das revistas de turismo Viaje Mais eViagem & Turismo. A pesquisa faz-se necessária visto que é importante dar a conhecer aosleitores e potenciais leitores desse gênero o perfil jornalístico de veículos de publicaçãonacional relacionados ao turismo, que é um setor em constante crescimento. Há indícios deque as publicações dessas revistas promovem os destinos e atrações turísticas abordados comvistas ao consumo. Assim, a análise do estilo textual, dos tipos de fontes utilizadas, daparticipação dos repórteres nos textos e da relação do jornalismo com a publicidade sãoimportantes para se chegar ao objetivo do estudo. A metodologia utilizada na fase de análisedos dados se baseia na Análise de Conteúdo. Ao final da pesquisa é concluído que os textosanalisados das revistas possuem um estilo quase literário, têm apelo publicitário para apromoção das localidades abordadas com vistas ao consumo turístico e utilizam o princípiojornalístico de mostrar o contexto do fato pautado.
SABRINA TOMAZ BATISTA
TRANSMÍDIA EM SANGUE BOM: um estudo de caso sobre convergência e telenovelas
Este trabalho trata de uma nova tendência comunicacional que tem se popularizado no Brasil: a transmídia. Atentos ao impacto da teledramaturgia no país, os produtores perceberam que as novelas também poderiam utilizar essa nova linguagem, que é empregada como um recurso de amplificação das tramas e uma forma de interação com o público. Para verificar como as possibilidades transmídia estão sendo trabalhadas na ficção televisiva brasileira, delimitou-se a abordagem à novela “Sangue Bom” da Rede Globo de Televisão. Para tanto, as amostras da pesquisa foram focadas nos diferentes produtos transmidiáticos que se amplificaram durante a trama por meio da internet. Utilizaram-se, neste trabalho, o método de estudo de caso, o levantamento do processo de transmediação e o monitoramento de perfis e ações de mídias sociais.
VALQUÍRIA CRISTINA AMARAL
A COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL “SEM FRONTEIRAS”: as estratégias de comunicação nos canais on-line da ONG MSF para sensibilizar os brasileiros em relação à África
Este trabalho objetiva identificar quais são as estratégias de comunicação para sensibilizar e informar os brasileiros em relação à África, referentes à página oficial brasileira no Facebook da ONG Médicos Sem Fronteiras e também no site brasileiro oficial dessa organização humanitária. Para isso, discutem-se conceitos relacionados à área de Comunicação Organizacional no Terceiro Setor, principalmente sobre a comunicação externa voltada para a mobilização social do indivíduo. Apresenta ainda reflexões acerca das possibilidades da Comunicação Digital para as organizações e discorre brevemente sobre a história antiga e contemporânea da África, para mostrar a realidade assistida pela ONG. A partir da análise descritiva do material coletado com critérios estabelecidos por meio da revisão bibliográfica desse trabalho, apresentam-se quais são as estratégias de comunicação dos canais-online de Médicos Sem Fronteiras e reflexões acerca das estratégias identificadas.
VANESSA ALVES DUARTE
REVISTAS CUSTOMIZADAS, JORNALISMO E INFOTENIMENTO: as revistas Azul Magazine e Gol Linhas Aéreas Inteligentes
O trabalho de conclusão de curso discorre sobre a divulgação de conteúdos customizados como estratégia da comunicação organizacional. Foi utilizada a análise de conteúdo no intuito de descobrir se as publicações Azul Magazine e Gol Linhas Aéreas Inteligentes podem ser consideradas revistas customizadas e se apresentam em seu conteúdo aspectos do INFOtenimento para fortalecerem as marcas. O corpus da pesquisa foi constituído de um exemplar de cada uma das publicações. Após realizadas as análises, foi possível concluir que as publicações da Azul e Gol podem ser consideradas revistas customizadas, na medida em que informam o seu público-alvo levando em consideração o entretenimento. Além disso, essas empresas aéreas promovem o fortalecimento de suas marcas através do INFOtenimento.