Monografias de 2016
AMANDA RIBEIRO BASTOS
KÉFERA BUCHMANN: como surgiu a maior Youtuber do Brasil
O objetivo desta pesquisa é a análise da forma como ocorre o engajamento do público com os atuais influenciadores digitais a partir do caso da youtuber Kéfera Buchmann e os comentários dos espectadores que acompanham o canal “5inco Minutos”. Utiliza uma metodologia direta e coleta de informações, as quais contribuem para a obter resultados que qualificam e quantificam o público dos vídeos de Kéfera a partir de seus comentários na plataforma do YouTube. Além disso, faz um resumo sobre redes e mídias sociais que auxilia na compreensão sobre os novos fenômenos comunicacionais na Internet.
BRUNA DUTRA SAQUY
“AINDA HÁ TEMPO” DE PENSAR DIFERENTE POR MEIO DO RAP: AS CONTRIBUIÇÕES DE CRIOLO PARA UM DISCURSO CONTRA-HEGEMÔNICO
Esta pesquisa tem como objetivo a análise das mensagens contidas nas composições do rap do MC Criolo, cujo enfoque se dá no conteúdo que contribui para um discurso contrahegemônico. Para tanto, sob a luz da análise do discurso, a abordagem de dilemas e respectivas discussões permite o aprofundamento deste objeto de estudo, cuja temática é caracterizada pelo viés contestador. Assim, através da análise de três músicas do rapper paulista, os resultados obtidos apresentam como principal aspecto os dilemas enfrentados na periferia e os questionamentos sobre a realidade atual que resultam em um rap cujo discurso se contrapõe ao predominante.
FRANCINE NAVES DE MEDEIROS
“QUE A SORTE ESTEJA SEMPRE A SEU FAVOR”: Análise transmídia da franquia “Jogos Vorazes”
A proposta deste trabalho é analisar a construção transmidiática da franquia “Jogos Vorazes”. A história é baseada nos livros de mesmo nome da autora Suzanne Collins e, posteriormente, adaptada para o cinema onde viu seu o universo narrativo se expandir com a criação de extensões, tais como sites e jogos, que permitiam a interação e imersão dos fãs da saga. A partir da ótica metodológica de Gambarato e Ishida e Collaço, é analisado de que forma a construção da narrativa transmidiática foi feita. A partir da análise foi possível concluir que essa estratégia nova narrativa pode ser vantajosa do ponto de vista econômico e para engajamento do público alvo.
GABRIELA JUNQUEIRA ZANCA
ROMPIMENTO DA BARRAGEM DA SAMARCO EM BENTO RODRIGUES: GESTÃO DE CRISE E ENGAJAMENTO DO PÚBLICO NO FACEBOOK
O objetivo desta pesquisa é analisar como ocorreu a gestão de crise da Samarco em sua página no Facebook e como foi a reação do público nesta mesma rede social, frente ao rompimento da Barragem de Fundão, pertencente a mineradora, no distrito de Bento Rodrigues, em Minas Gerais. Com o caminho metodológico da análise de conteúdo, a pesquisa quantificou as publicações feitas pela Samarco em sua fanpage, entre os meses de novembro de 2015 e janeiro de 2016, três primeiros meses após o rompimento, assim como analisou qualitativamente as mesmas e os comentários feitos pelo público na fanpage.
LAURA MARIA NOBRE ARAÚJO
A CONSTRUÇÃO IMAGÉTICA DOS PAPAS BENTO XVI E FRANCISCO I ATRAVÉS DA EDIÇÃO GRÁFICA DO JORNAL ITALIANO CORRIERE DELLA SERA
Esta pesquisa buscou analisar como o design gráfico utilizado nas capas de duas edições do maior jornal impresso italiano, Corriere della Sera, contribuiu para a construção da imagem dos dois últimos papas, o papa emérito Bento XVI e o papa em exercício, Francisco. Apoiado pelos conceitos e a história da comunicação visual e do design gráfico, além da evolução dos jornais impressos e inserção do design e planejamento visual nos periódicos, esta pesquisa por meio de uma análise descritiva imagética nas duas capas encontrou como resultado edições homogêneas que seguem um padrão linear não apresentando preferência explícita entre os pontífices.
LETÍCIA FRANÇA RIBEIRO
MOSTRA NACIONAL DE PRODUÇÃO AUDIOVISUAL INDEPENDENTE: “Circuito Tela Verde” à Luz da Educomunicação
A presente pesquisa analisa a Mostra Nacional de Produção Audiovisual Independente Circuito Tela Verde (CTV), através dos vídeos selecionados para participar da sétima edição do evento. Na realização do trabalho investiga-se a presença de critérios de Educomunicação nos filmes supracitados, por meio de dez categorias. Estudos foram feitos para conceituar a Educomunicação, a Educomunicação Socioambiental e o referencial teórico-metodológico Análise de Conteúdo. O processo de realização do CTV foi descrito em todas as suas etapas a fim de aprofundar o conhecimento sobre os objetos da análise.
LUCAS TONDINI SALVADOR
A TRAGÉDIA DA LAMA: UMA ANÁLISE DA COBERTURA DO MAIOR DESASTRE AMBIENTAL DO BRASIL NAS REVISTAS VEJA, ÉPOCA E ISTO É
Esta pesquisa analisou a cobertura da tragédia em Mariana nas revistas Veja, Época e Isto É, buscando destacar o enfoque e as características das coberturas; o trabalho também analisou as matérias sob o viés do jornalismo ambiental. Utilizando a Análise de Conteúdo como método, foram elencadas 11 categorias de análise. Os resultados mostraram que há diferenças de enfoque e que nenhum dos três veículos realizou uma cobertura aprofundada sob a perspectiva do jornalismo ambiental.
MARCELO ANTÔNIO FRANÇA LEMES
BLOG NÃO SALVO E A COREIA DO NORTE NA COPA: ANÁLISE DO AGENDAMENTO DA MÍDIA
Este trabalho analisa características do processo de agendamento midiático entre os sites de conteúdo jornalísticos convencionais e a possível influência que uma falsa notícia criada pelo blog de humor, Não Salvo, exerceu sobre eles. Para examinar esse processo, buscou-se apresentar as características de uma falsa notícia que a fizeram parecer verídicas e associá-las a diferentes matérias jornalísticas que tiveram como pauta esse assunto. Além disso, este estudo mostra como o assunto se encaixa na Teoria da Agenda, concluindo, disso, que o assunto foi publicado pelos veículos jornalísticos on-line como um enquadramento da agenda da mídia.
MARIA PAULA MARTINS
A MÍDIA E O SUJEITO INVISÍVEL - A REPRESENTAÇÃO MIDIÁTICA DAS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
Esta pesquisa apresenta reflexões e resultados da análise da representação midiática de moradores em situação de rua, cujo enfoque se dá na visibilidade dessas pessoas. Para tanto, sob a luz do método dialético, o levantamento de problemáticas e contradições foi realizado através do aprofundamento deste objeto de estudo, caracterizado por sua complexidade. Assim, por meio da análise de reportagens consonantes entre os jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo ao longo dos sete primeiros meses de 2016, buscou-se compreender quais assuntos são recorrentes quanto à população de rua. Os resultados obtidos são de uma parcela excluída e que já não participa das relações sociais. Aparentemente, representados de forma reducionista e estereotipada.
MARIANA DE ALMEIDA VALDERRAMOS
QUANTAS MARINAS? - UMA ANÁLISE DA REPRESENTAÇÃO DE MARINA ABRAMOVIC NOS CADERNOS DE CULTURA DOS JORNAIS FOLHA DE S. PAULO E ESTADO DE S. PAULO DURANTE SUA VINDA AO BRASIL EM 2015
O presente trabalho analisou a representação da artista performática Marina Abramovic nos cadernos de cultura dos jornais Folha de S. Paulo e Estadão, durante sua vinda ao Brasil no ano de 2015. O corpus do trabalho é composto por um capítulo explicando quem é a artista e seu tipo de arte. Além da apresentação da exposição feita por Abramovic no ano em questão. Além disso, durante o trabalho discutimos a atual situação dos feminismos, bem como a história deste movimento e sua influência na carreira e na vida de Abramovic. A análise crítica é desenvolvida a partir da historiografia cultural, partindo do principio de que os jornais impressos são objetos culturais suscetíveis às influencias do contexto em que está inserido. Os resultados mostram que a representações da artista nas diferentes publicações analisadas são muito parecidas, se reduzindo a duas representações principais, a da mulher velha e a da bruxa.
MARIELY GOMES DALMÔNICA
JESSICA JONES E O FEMINISMO EM UMA SÉRIE DA NETFLIX
Esta pesquisa analisou a presença do feminismo na série Jessica Jones, produzida e lançada pela Netflix em novembro de 2015. O corpus do trabalho é composto pelo primeiro e último episódio da primeira temporada da série. Os episódios foram escolhidos para que as mudanças de personalidade dos personagens, relacionamentos e discursos que aconteceram no decorrer da primeira temporada do seriado fossem notadas. Inicialmente, as cenas foram analisadas de forma sintagmática seguindo a proposta de Christian Metz. Em seguida, o método de análise do discurso de Patrick Charaudeau foi utilizado junto com o conceito de feminismo de Simone de Beauvoir, autora que é uma das maiores referências no movimento feminista. Os resultados do trabalho mostram que o discurso feminista está presente em Jessica Jones.
MARINA PAGLIARI DE SOUZA E SILVA
COMO WILLY ENCONTROU SEU DENTE DE OURO: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O RECONHECIMENTO DE BANDA COMO MARCA
Trata-se de um estudo de caso que busca analisar e compreender de que maneira uma banda independente pode ser considerada e entendida como marca. Tem como objeto a banda Willy Dente de Ouro, de Uberlândia. Vale-se de entrevistas com os integrantes e observações para a obtenção de dados. Conclui-se que o conjunto musical é uma marca e possui identidade como tal, apesar da fase de mudanças atravessada pela banda.
MICHAEL KEALTON BARCELOS FERNANDES
SNAPCHAT: A POTENCIALIDADE DAS MÍDIAS SOCIAIS PARA O JORNALISMO
Pensar sobre as mídias sociais e como estão sendo utilizadas pelos veículos de comunicação jornalísticos pode ser interessante àqueles que têm visto a queda na audiência e no público, nos meios considerados “tradicionais”. Assim, talvez, seja necessário repensar os modelos dos veículos de criar vínculos com o público. Uma das soluções pode utilizar ou melhorar a utilização das mídias sociais. É para isso que esta monografia se volta, trabalhar uma das novas formas de abordagem de uso das mídias sociais, neste caso, o Snapchat, pelos jornalistas, bem como apresentar possibilidades de aplicação. Tudo isso será feito a partir de uma análise de conteúdo das notícias divulgadas por meio do perfil que a CNN International possui no aplicativo, tendo por base as propostas da transmídia.
NAYARA CRISTINA FRANÇA SANTOS
INFLUÊNCIA JORNALÍSTICA NOS FASHION BLOGS: AS RELAÇÕES ENTRE JORNALISMO DE MODA, ENTRETENIMENTO E PUBLICIDADE
Esta monografia consiste em uma análise acerca dos blogs de moda e a relação entre jornalismo, publicidade e entretenimento. Nossa proposta estudou formas de diálogo entre as áreas e discutiu a influência do jornalismo nos blogs de moda. Para entender questões práticas sobre o assunto, foram analisados três fashion blogs distintos, sob a perspectiva metodológica da análise de conteúdo, em que foi possível sugerir novas propostas para o jornalismo se relacionar com outras áreas da comunicação sem descaracterizar-se.
RAFAEL LEONEL SILVA BORGES
WHATSAPP NO TELEJORNALISMO: O USO DO APLICATIVO NA CONSTRUÇÃO DE NOTÍCIAS.
Com a evolução dos meios de comunicação, as redações dos jornais impressos, online e de televisão precisaram se reinventar para conseguir acompanhar as inovações. Foi assim com telégrafo e com o telefone há décadas atrás e recentemente com o WhatsApp, a partir de 2013, quando um jornal carioca decidiu usar o aplicativo para acompanhar de perto as manifestações do “Vem pra Rua”. Desde então o uso do aplicativo pelos meios de comunicação só veio a crescer. Essa pesquisa acompanhou o fluxo de mensagens e a apuração de informações vindas do WhatsApp de uma emissora regional de televisão. Foi possível identificar os critérios de noticiabilidade, propostos por estudiosos das teorias do jornalismo, e como eles foram aplicados pela equipe de produção e reportagem em relação à informação que chega no aplicativo.
RENATO SOARES PINHEIRO
A OPINIÃO EM MEIO À VIOLÊNCIA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA DE CHARGES DO CHARLIE HEBDO
A pesquisa procura analisar o discurso adotado pelo Charlie Hebdo no tratamento de temas relacionados ao islamismo, a fim de observar os elementos que incitaram o tratamento hostil de grupos muçulmanos em direção às suas produções. Para isso, são analisadas seis charges com a mesma temática e a presença de conteúdo relacionado à religião muçulmana. O embasamento teórico do trabalho ancora-se nas áreas de jornalismo especializado e jornalismo especializado opinativo, com um aparato metodológico investigativo que resgata conceitos da análise do discurso de linha francesa. Os resultados do trabalho trazem, entre outros elementos, a presença da formação discursiva religiosa e política, que atravessa discursivamente as produções e indica contextos sociais bem demarcados. Uma das indicações conclusivas é que, entre os principais fatores que impactam os grupos muçulmanos, a figura do profeta Maomé é decisiva nesse contexto.
CAROLINA RODRIGUES DE OLIVEIRA
EMPREENDEDOR E INDEPENDENTE: UM NOVO JORNALISMO DIGITAL COM NARRATIVAS DE IMPACTO
Este trabalho descreve de que forma o jornalismo empreendedor e o jornalismo independente se unem no desenvolvimento de startups jornalísticas (BRIGGS, 2012; COSTA, 2014; OLIVEIRA; STIPP, 2015; RAMOS; SPINELLI, 2015) e como três estratégias específicas de
branding contribuem na construção de uma marca nestes empreendimentos inovadores (AAKER, 2015; BEDENDO, 2015). A partir destes conceitos abordados no referencial teórico, a pesquisa descreve e analisa, por meio do método de análise de conteúdo (GIL, 2008), os diferencias construídos na plataforma BRIO Stories. Os resultados mostram as conquistas e os desafios desse novo jornalismo digital com narrativas aprofundadas e de impacto.
CAROLINE DE CAMARGO BUFELLI
MULHERES NO JORNALISMO ESPORTIVO: A SEXUALIZAÇÃO E EROTIZAÇÃO NA TELEVISÃO
Até bem pouco tempo, os programas esportivos televisivos eram dominados pelos homens porque se subtendia que eram destinados apenas ao público masculino. Observa-se, no entanto, que a presença das mulheres tem sido cada vez mais frequente nestes programas. Tendo este contexto em vista, o presente trabalho teve como objetivo observar de que forma analisar de que forma a mulher aparece nos programas esportivos Jogo Aberto, da Rede Bandeirantes, e Extra Ordinários, do Sportv. O programa Extra Ordinários esteve disponível na íntegra para esse estudo enquanto o programa Jogo Aberto esteve disponível dividido em diversos vídeos no site da emissora. Foram analisados os programas exibidos no mês de março de 2015. Conclui-se que a apresentadora do Jogo Aberto, Renata Fan, é sexualizada e que Maitê Proença, a única figura feminina no estúdio do programa Extra Ordinários, é sexualizada e erotizada.
CINDY FIGUEIREDO FREITAS
MÃE DE ISABELLA, FILHA, IRMÃ, GUERREIRA: AS REPRESENTAÇÕES DE ANA CAROLINA DE OLIVEIRA NA COBERTURA TELEVISIVA DO CASO ISABELLA NARDONI
De manchetes tímidas a princípio, o fato – que a polícia já no primeiro dia passou a considerar como homicídio – rapidamente ganhou destaque na mídia e passou a ser conhecido como “caso Isabella Nardoni”, levando o nome da vítima. Alexandre Alves Nardoni e Anna Carolina Trotta Peixoto Jatobá, respectivamente pai e madrasta de Isabella, negaram envolvimento no crime, mas foram investigados como suspeitos pela polícia paulista, que ordenou a prisão temporária do casal já no dia 02 de abril. Um habeas corpus pedido pela defesa de Alexandre e Anna Carolina Jatobá concedeu-lhes a liberdade nove dias depois; mas no dia 06 de maio o promotor responsável pelo caso, Francisco Taddei Cembranelli, entregou à Justiça a denúncia contra o casal por homicídio doloso triplamente qualificado e fraude processual, que foi aceita pelo juiz Maurício Fossen. O casal Nardoni se entregou à polícia no dia seguinte e foi levado em prisão preventiva. Cerca de dois anos mais tarde, em março de 2010, Alexandre e Anna Carolina Jatobá foram levados a júri popular e considerados culpados pelo assassinato de Isabella. Pelo homicídio, o pai deveria cumprir 31 anos, um mês e 10 dias, e a madrasta 26 anos e oito meses, ambos em regime fechado; e pela fraude processual, o casal deveria cumprir oito meses e 24 dias em regime semiaberto.
ÉRIKA DANIELLE ABREU
MULHER NEGRA NA IMAGEM: UMA ANÁLISE IMAGÉTICA DA 2ª MARCHA DO ORGULHO CRESPO NO PORTAL GELEDÉS
Este trabalho tem como objetivo principal analisar de que modo se dá a representação imagética da mulher negra na cobertura da 2ª Marcha do Orgulho Crespo pelo portal Geledés. Para isso, foram analisadas quatro fotos por meio da metodologia de análise imagética. Conceitos que envolvem a história da mulher negra no Brasil, imagens e representações foram abordados a fim de embasar o estudo. Os dados conclusivos apontam a representação de uma mulher empoderada e ativa em lutas políticas e sociais.
BRUNA PRATALI TARCITANO
A IDENTIDADE NEGRA E A REPRESENTAÇÃO NO JORNALISMO: ANÁLISE DA PRODUÇÃO DE SENTIDO DA MÍDIA IMPRESSA SOBRE O OLHAR DA MEMÓRIA SUBTERRÂNEA NO TEMPO HISTÓRICO BRASILEIRO
Este trabalho discute e analisa a produção de sentido do jornalismo a partir dois pontos: a identidade do sujeito negro, em sua relação histórica por movimentos sociais, e a representação de dois jornais paulistanos, O Estado de S. Paulo e Folha de S. Paulo. As abordagens de ambos os veículos permitem identificar o tratamento concedido aos negros em três diferentes períodos: 1880, 1960 e 1990, de forma a verificar se a representação dos veículos está em conformidade ou disparidade com a identidade dos sujeitos. A valorização histórica do jornalismo é o principal ponto de análise, e direciona o trabalho ao próprio estudo da história da profissão, já que caminha em direção à verificação do cumprimento de sua responsabilidade social. A análise é baseada na teoria dos Estudos Culturais e no método de Análise Cultural, de forma a valorizar a contextualização e as vivências particulares no processo comunicativo. A investigação dos textos jornalísticos revela o conflito de memórias existente nos três períodos e de que forma o jornalismo contribuiu para a atual situação de desigualdade desses sujeitos.
MARIA CLARA FERNANDES VIEIRA
“MALHAÇÃO” 2004: UMA ANÁLISE DA SOAP OPERA BRASILEIRA A PARTIR DA TEORIA DOS USOS E GRATIFICAÇÕES
As telenovelas e as soap operas existem desde a criação da televisão, quando passaram a fazer parte da vida dos telespectadores que, desde muito cedo, acostumaram-se com elas em seu cotidiano. Malhação é uma soap opera criada em 1995 pela rede de televisão aberta Globo e continua no ar com temas atuais após 21 anos de existência. Com o objetivo de compreender como Malhação faz sucesso desde a sua criação até os dias atuais e a sua importância no contexto das telenovelas brasileiras, esta pesquisa faz uma análise descritiva em audiovisuais da soap opera, por meio da teoria dos Usos e Gratificações, destacando três tramas presentes na temporada de 2004: injustiça social, violência familiar e desvio de verbas públicas. Nesse processo de responder a questão norteadora “quais foram as estratégias ou os mecanismos utilizados por Malhação para continuar atual e no ar até os dias atuais?”, foi possível inferir, após a análise, que o telespectador influencia indiretamente esta temporada específica e que a razão para o sucesso da soap opera é a mescla entre elementos realistas e fantasiosos.