top of page

Monografias de 2014

ALINE PIRES DE OLIVEIRA

INFOTENIMENTO ON-LINE: USO DOS ELEMENTOS JORNALÍSTICOS E DE ENTRETENIMENTO NO SITE “GAME OF THRONES BR”
O presente trabalho tem como objetivo identificar os elementos jornalísticos e os elementos de entretenimentos utilizados nas notícias publicadas no site “Game of Thrones Br”, que produz conteúdo sobre a série televisiva “Game of Thrones” e a série literária “As Crônicas de Gelo e fogo”, e relacionar os resultados encontrados com as teorias de infotenimento e Jornalismo Online. Para isso foram analisadas 37 notícias publicadas no site, nos meses de novembro e dezembro de 2014. O método utilizado foi a analise de conteúdo, os elementos foram divididos em categorias para serem identificados e analisados. Os dados encontrados foram relacionados com as teorias sobre o infotenimento, para elucidar a interação entre os elementos jornalísticos e os de entretenimento, e as teorias sobre jornalismo on-line.

 

ANA LUIZA GREGIO HONMA

ETHOS EM ATAQUE: A CAMPANHA PRESIDENCIAL DE 2014 NO FACEBOOK
Ao longo de 190 anos de eleições, que acontecem desde o período colonial, diversas mudanças aconteceram nos regimes, cargos oferecidos e processos eleitorais no Brasil, desde o Estado Novo de Getúlio Vargas até a redemocratização do país. Para que os eleitores votem em um candidato, é necessário que esse se promova e, algumas vezes, conte com uma difamação de seu adversário, ocasionando assim sua ascensão. O presente trabalho tem como objetivo analisar a maneira como os três principais candidatos a presidência da República constroem ou desconstroem a imagem de seus opositores de maneira que reforçam a sua própria, com embasamento na Análise do Discurso, no Discurso Político e, por fim, nos conceitos dos ethos políticos. Para isso, foram recolhidos os dados no último mês de campanha em 2014 e escolhido uma imagem que resuma o quadro político presente.

 

ANDRÊSSA DOS SANTOS PEREIRA

MÚSICA E DISCURSO: A REPRESENTAÇÃO DAS CANTORAS DEMI LOVATO E MILEY CYRUS NO SITE DA REVISTA CAPRICHO

O presente estudo analisou a representação discursiva das cantoras pop internacional teens Demi Lovato e Miley Cyrus na revista digital Capricho. O corpus do trabalho é composto por 06 matérias, 03 referentes a cada cantora. O recorte temporal levou em consideração a data de início, período de decadência vivenciado por cada cantora e exposto pela mídia, e período pósdecadência. A análise quali-quantitativa das matérias - especificamente a investigação das escolhas lexicais, de algumas das variáveis propostas por Fairclough (2003), com base em Van Leeuwen (1997), usadas para a construção da representação e identificação dos atores sociais, jogou luz às escolhas presentes nesses textos e aos efeitos dessas escolhas na construção das representações discursivas das cantoras Demi Lovato e Miley Cyrus. Os resultados mostram quea primeira foi representada como uma jovem artista empreendedora que, acometida por algumas doenças graves, se recuperou e compartilhou sua experiência com os fãs com o intuito de ajudá-los. Já a segunda é representada como uma artista adolescente que se rebelou e quis provar para o mundo inteiro que era uma pessoa diferente de sua personagem, Hannah Montana.

 

CAIO NUNES DE OLIVEIRA LIMA

A REPRESENTAÇÃO DOS 12 PRINCIPAIS CLUBES BRASILEIROS NAS CAPASDA REVISTA PLACAR

O Trabalho de Conclusão de Curso em questão pretende analisar as representações dos 12 principais clubes brasileiros (a saber: Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, Cruzeiro, Flamengo, Fluminense, Grêmio, Internacional, Palmeiras, Santos, São Paulo e Vasco da Gama) nas capas da revista Placar. Para isso, selecionamos as publicações de janeiro de 2006 – primeira publicação a constar no acervo digital do site da Placar – até maio de 2014, em um total de 101 capas. Utilizando a análise do discurso e principalmente o conceito de ethos, a monografia se propõe a analisar as imagens dos clubes construídas pela revista durante todo o período

 

CARLOS GABRIEL FERREIRA DA SILVA

PRECISAMOS CONVERSAR SOBRE OS MENINOS: UM ESTUDO CULTURAL SOBRE O GÊNERO MASCULINO NA REVISTA RECREIO

A presente monografia analisa como o menino é representado na revista infantil brasileira
Recreio, da Editora Abril, por meio das edições 12, de 1 de junho de 2000; 21, de 3 de agosto de 2000; 739, de 8 de maio de 2014; e 766, de 13 de novembro de 2014. A proposta é identificar como a masculinidade se constrói no periódico infantil através de textos, imagens, fotografias, passatempos e outros fatores jornalísticos e simbólicos. Para tanto, o estudo buscou compreender o modo como os meninos carregam a virilidade e as construções patriarcais na contemporaneidade, para isto estudou-se culturalmente os conceitos de masculinidade hegemônica, infância e consumo. Os Estudos Culturais (KELLNER, 2001) e a Análise de Conteúdo (BARDIN, 1977; DUARTE; BARROS, 2006) são os alicerces metodológicos desta pesquisa. A hipótese é que os garotos da Recreio sejam arquitetados ao teor de noções másculas diante dos seus comportamentos

 

DANIELA ÁVILA MALAGOLI

PROGRAMA BEM VIVER: A ABORDAGEM DA QUALIDADE DE VIDA ANTES E DEPOIS DA REFORMULAÇÃO

Esta monografia objetiva saber de que maneira a qualidade de vida é abordada no programa Bem Viver, da TV Integração, antes e depois da reformulação do mês de julho de 2014. Isto é, se a discussão do tema se tornou mais ampla e aprofundada conforme foi idealizado pela equipe. Para tanto, foram analisadas oito edições, dos anos de 2007, 2010 e 2014 - selecionadas por intermédio de sorteio. A metodologia utilizada para este trabalho é o estudo de caso, a partir da descrição detalhada do programa. Por fim, a conclusão é de que a qualidade de vida sofreu modificações positivas ao ser mais priorizada e aprofundada no conteúdo produzido e divulgado pelo programa.

 

DEBORA BRINGSKEN BERNARDES

A COMUNICAÇÃO NA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA: ANÁLISE DO SITE INSTITUCIONAL E DO PORTAL DE NOTÍCIAS

A presente pesquisa tem como objetivo a análise do conteúdo noticioso publicado no site institucional (www.ufu.br) e no portal de notícias (www.comunica.ufu.br) da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), para verificar se há complementaridade ou redundância entre tais conteúdos publicados. Para realizar a pesquisa optou-se pela metodologia Análise de Conteúdo. A partir da análise do conteúdo produzido pela diretoria de comunicação (DIRCO) da UFU, verificou-se como se dá a comunicação na instituição, e inferiu-se que, de acordo com as categorias estabelecidas referentes aos conceitos de Comunicação Organizacional, Comunicação Pública e Comunicação Digital, os conteúdos publicados no site institucional e no portal de notícias são mais redundantes do que complementares.

 

EMÍLIO LINS DE SÁ VIEIRA

REPRESSÃO E “MILAGRE ECONÔMICO” EM VEJA E PASQUIM:O Poder e a Ideologia na Ditadura

O trabalho analisa e compara os posicionamentos da revista Veja e do jornal O Pasquim sobre repressão e crescimento econômico no período do Ato Institucional-5 e do “milagre
econômico” da Ditadura Militar. Utilizando parte dos conceitos da Análise Crítica do Discurso e verificando a presença da objetividade jornalística e do silenciamento, a pesquisa busca compreender as posições destes veículos sobre o regime.

 

GUILHERME GONÇALVES DA SILVA

OPINIÃO NO JORNALISMO ESPORTIVO: OPINIÃO SOBRE A SELEÇÃO BRASILEIRA NA COPA DO MUNDO 2014

Este trabalho teve como objetivo identificar os discursos e formações discursivas utilizadas por diferentes jornalistas/colunistas em seus textos sobre as partidas de estreia e eliminação da seleção brasileira na Copa do Mundo de 2014, bem como identificar as diferentes estruturas e linguagens utilizadas, tendo como metodologia a pesquisa de campo. Foram feitas análises discursivas dos textos selecionados identificando os discursos e formações discursivas que acrescentam sentidos variados a eles. A partir dos resultados foi possível perceber que há a predominância dos discursos e formações discursivas opinativas e estruturas que permitam que elas sejam feitas.

 

HUGO DE SOUSA ALVES

OS NOVOS GALÁCTICOS: AS ESTRATÉGIAS DE COMUNICAÇÃO DO REAL MADRID CLUB DE FÚTBOL EM SUA PÁGINA OFICIAL NO FACEBOOK

Os objetivos deste estudo consistem em analisar as estratégias de comunicação do Real Madrid Club de Fútbol em sua página oficial no Facebook (www.facebook.com/realmadrid), observar como o ethos discursivo do clube é construído e investigar se o conteúdo publicado está relacionado com os processos de marketing esportivo, elucidados em esquemas por Luiz Carlos Zenone (2014). A referida página de mídia social foi acompanhada entre os meses de maio e dezembro de 2014, sendo coletadas como amostra 35 imagens, posteriormente divididas em três grupos de análises: exposição da figura do ídolo, supervalorização da imagem do time e diálogo com os públicos de interesse. O aparato metodológico centra-se nos estudos de Análise do Discurso de Linha Francesa, ethos e fluxo de comunicação em marketing esportivo. Como principais resultados, constatamos que a comunicação do Real Madrid CF no meio digital explora a imagem de grandeza do clube e a característica famigerada de seus atletas, além de evocar a memória dos ídolos do passado e destacar sua solidariedade com os necessitados. Deste modo, foi detectado que suas postagens estão vinculadas ao marketing esportivo e que o ethos discursivo do clube opera em cinco principais tópicos: credibilidade, virtude, competência, identificação e humanidade.

 

IGOR CUSTÓDIO MIRANDA

DIALOGISMO E DISCURSIVIDADE NASRESENHAS DA REVISTA ROADIE CREW

O Trabalho de Conclusão de Curso a seguir analisa a forma de construção das resenhas da revista Roadie Crew a partir dos fatores de discursividade, opinião, cultura e especialização. A publicação só trata de trabalhos culturais lançados no âmbito dos gêneros musicais classic
rock e heavy metal, bem como suas vertentes. Para isso, foram selecionadas duas resenhas de três edições da revista, correspondentes aos meses de maio, setembro e outubro de 2014. São utilizados os conhecimentos da Análise do Discurso de linha francesa, especialmente conceitos como discurso, dialogismo e sentidos, associados às compreensões sobre jornalismo opinativo, especializado e cultural, em uma metodologia dividida em quatro momentos: gesto de leitura jornalística, análise da nota, análise discursiva e dialógica e análise de sentidos.

 

ISABEL CRISTINA DE OLIVEIRA GONÇALVES

BOTAFOGO: A REPRESENTAÇÃO E A CONSTRUÇÃO DA MEMÓRIA DO CLUBE ATRAVÉS DE DOCUMENTÁRIOS

O Botafogo de Futebol e Regatas foi fundado em 1904 no Rio de Janeiro e figura entre os mais importantes clubes de futebol do Brasil. Ao longo de seus 110 anos de existência, diversas coberturas jornalísticas foram realizadas no intento de trazer informações àqueles que têm alguma ligação com o time ou se interessam pelo esporte em geral. Esses materiais produzidos por jornalistas apresentam um discurso específico e corroboram para determinada construção de imagem do clube. Desse modo, a presente pesquisa tem como objetivo analisar de que forma os documentários, tidos como materiais comunicacionais perenes, representam e constroem a memória do Botafogo de Futebol e Regatas, evidenciando quais são os principais aspectos reforçados pelos documentaristas/jornalistas para se produzir uma imagem específica do clube. Tendo como base a Análise do Discurso de linha francesa e os conceitos de ethosprévio e ethos-discursivo, duas produções audiovisuais foram analisadas e o resultado final dessa averiguação denota que ambas reforçam uma imagem pré-estabelecida, associando a equipe a uma aura mística, ao caráter de sofrimento e a sua importância histórica para a consolidação do futebol brasileiro.

 

ISLEY BORGES DA SILVA JUNIOR

IGREJA EVANGÉLICA, JORNAL SECULAR:UMA ANÁLISE DA IDENTIDADE JORNALÍSTICA DA FOLHA UNIVERSAL SOB A PERSPECTIVA DOS ESTUDOS CULTURAIS

Este trabalho discute a identidade jornalística da Folha Universal, periódico impresso da maior instituição religiosa neopentecostal brasileira, a Igreja Universal do Reino de Deus. Jogando luz sobre reportagens de capa e temáticas por elas abordadas, percebeu-se que o conteúdo do jornal reflete a sumária característica da última corrente pentecostal: a sua acomodação aos valores seculares, mundanos. Os temas relacionados à mundanidade são, em sua maioria, tratados nas principais reportagens das edições sem possuírem, nitidamente, fatos geradores, acontecimentos noticiáveis com lastros na realidade. Como aporte teórico utilizamos os conhecimentos sobre Identidade Jornalística e a Sociologia da Religião. O trabalho está orientado, também, sob a perspectiva dos Estudos Culturais, por meio da Análise Cultural. Como resultado, soubemos que, refletindo o modus operandi da instituição religiosa a que pertence, o veículo de comunicação analisado apresenta consideráveis falhas jornalísticas.

 

JULIANA APORTA GASPAR

HIBRIDISMO NA SUPERINTERESSANTE:CONTRIBUIÇÕES DO JORNALISMO DIGITAL PARA O IMPRESSO NACONTEMPORANEIDADE

O trabalho em questão explora o uso dos recursos híbridos pela revista Superinteressante como proposta para uma nova maneira de produção do jornalismo impresso. O objetivo é analisar reportagens da revista para compreender como o periódico capta técnicas utilizadas da cultura do jornalismo digital como forma de produção renovada do jornalismo impresso. Para isso a pesquisa compara reportagens das edições de 2002 (marcadas pelas técnicas tradicionais do jornalismo impresso) e 2014 (marcadas pelas técnicas híbridas do jornalismo digital), à luz dos Estudos Culturais. A partir das análises exploratórias, foram verificadas características em comum nas reportagens atuais, como o uso da fragmentação no texto, a infografia mais complexa e detalhada, a utilização do hipertexto e das notas complementares, e, também o jornalismo colaborativo. Concluiu-se que há a presença de contribuições do jornalismo digital nas reportagens impressas de 2014 na revista Superinteressante.

 

KÊNIA LEAL PIMENTA

O “MENOR INFRATOR” NO PROGRAMA BRASIL URGENTE: A REPRESENTAÇÃO DO ADOLESCENTE EM CONFLITO COM A LEI NO SENSACIONALISMO

O presente estudo tem como principal objetivo observar qual é a imagem do adolescente em conflito com a lei, popularmente chamado de “menor infrator”, no programa Brasil Urgente. O programa foi escolhido como objeto para que fosse possível observar como é construída a representação do menor infrator pelos programas sensacionalistas. Metodologicamente optamos pelo conceito de representação social e nos inspiramos no quadro referencial proposto por Guareschi (2000) para sistematização dos dados.

 

LAURA JUNQUEIRA C. F. COSTA

A RÁDIO DIFUSORA E A MÍDIA IMPRESSA EM UBERLÂNDIA: DA FUNDAÇÃO À ADMINISTRAÇÃO DE GERALDO LADEIRA (1939-1952)

A presente monografia analisa de que maneira Rádio Difusora foi retratada na mídia impressa em Uberlândia durante o período de 1939, ano em que se dá sua instalação na cidade, até 1952, quando a Rádio Educadora é fundada em Uberlândia. Para tanto, foram analisadas matérias de jornais e revistas da época que tratavam sobre a emissora. A metodologia utilizada para este trabalho é o estudo de campo, valorizando as técnicas de observação, e buscando o aprofundamento das questões que foram propostas. Sendo assim, conclui-se que houve tentativas, por parte da elite local, representada através dos jornais e revistas da época em controlar a programação da emissora.

 

LETICIA DANIELA GONÇALVES MEDEIROS

A OPINIÃO NO TELEJORNAL: ANÁLISE DISCURSIVA DOS COMENTÁRIOS DE RACHEL SHEHERAZADE NO SBT BRASIL

Este trabalho discute o jornalismo opinativo na televisão, tratando de conceitos acerca de gêneros jornalísticos e análise discursiva, bem como aborda a escassez da opinião nos telejornais. A escolha do tema ocorreu a partir do momento em que a repercussão dos comentários emitidos pela jornalista Rachel Sheherazade gerou grande polêmica entre a população. As redes sociais, por exemplo, mostram diversas opiniões e discussões sobre esta prática opinativa pela apresentadora, sendo a internet o meio responsável pela divulgação dos comentários. O estudo, portanto, tem como objetivo geral analisar os comentários emitidos por Sheherazade no telejornal noturno SBT Brasil, exibido diariamente pela emissora. Para a coleta de dados, a plataforma Youtube foi utilizada e, nela, selecionados os vídeos com maior número de visualizações pelos internautas. Desta forma, foi feito um recorte que privilegiasse os quatro com maior repercussão. A metodologia utilizada foi a análise do discurso e, assim, os resultados mostram as condições de produção opinativa da jornalista, bem como o estudo sobre seu discurso, considerando, principalmente, questões sociológicas e ideológicas presentes em suas falas

 

MARÍLIA DA SILVA COELHO

UBERLÂNDIA EM CRISE: A ATUAÇÃO PROFISSIONAL DA COMUNICAÇÃO FRENTE À REPRESENTAÇÃO DA CIDADE NO CQC

O trabalho diz respeito à comunicação organizacional na administração pública e aborda, mais especificamente, os recursos utilizados para gerenciar a crise que a Prefeitura Municipal de Uberlândia enfrentou, em consequência da veiculação de uma reportagem denúncia pelo programa Custe o que Custar, da Rede Bandeirantes de televisão. A pesquisa buscou dados sobre a atuação profissional da secretaria de comunicação e avaliou, baseada na Análise de Discursos francesa, fragmentos de entrevista concedida pelo prefeito da cidade - além dos pronunciamentos oficiais e utilização do portal e redes sociais da prefeitura. Após a realização das análises, foi possível concluir que o desempenho da secretaria de comunicação enquanto assessoria de comunicação do prefeito da cidade deixou a desejar, por falhar em aspectos cruciais que devem ser adotados diante de uma crise.

 

MONIQUE FRANÇA ROCHA

ESQUENTA!, HÍBRIDO TELEVISIVO: a inserção de elementos informativos em um programa de entretenimento

Este trabalho apresenta uma discussão sobre a inserção de elementos informativos em um programa considerado como entretenimento, o “Esquenta!”. O objetivo é identificar, analisar e refletir sobre as conversas informativas que ocorreram durante o mês de outubro de 2014. Utilizando como método de pesquisa a análise de conteúdo, é possível classificar os momentos selecionados em diversas categorias, como a quantidade de participantes e a postura destes com relação ao tema discutido. Esta última pode ser considerada como a principal forma de diferenciar o conteúdo apurado entre entrevista e debate, dois gêneros informativos que se destacaram durante a descrição do programa, mas que se mostram semelhantes quando comparados. O infotenimento é um dos conceitos utilizados, que se mostrou relevante durante o desenvolvimento do referencial teórico, por tratar exatamente da combinação, entre informação e entretenimento, identificada no objeto de análise.

 

MARIANA MARQUES GONÇALVES MOLINA

ENTRE ESPETÁCULOS E SENTIDOS: A COMUNICAÇÃO PELA DANÇA

Esta pesquisa trabalha com conceitos ligados à comunicação, dança, história da televisão, gêneros e formatos, entre outros. Tomando como objeto de análise o Domingão do Faustão, programa de auditório da Rede Globo, este trabalho busca compreender a importância da dança nos processos de comunicação neste tipo de programa. Para embasar e facilitar a análise é necessário transcrever e separar o programa em cenas. A metodologia de pesquisa utilizada é o estudo de caso de Yin, que busca compreender  “como” e “porque” determinado problema se desenvolve. A teoria que embasa este estudo é o corpomídia de Katz, que pensa o corpo a partir da sua característica de processo comunicacional e midiático, sendo um sistema vivo que troca informações e transita em um ambiente. A conclusão do estudo mostra que as bailarinas conferem leveza, ludicidade e movimento ao programa, além de extrapolarem a função de apenas dançar, contribuindo para a construção de sentidos no programa.

 

MICHELLE JÚNIA SOARES

EGRESSOS DE JORNALISMO/UFU NO MERCADO DE TRABALHO: MAPEAMENTO SOBRE PERFIL E INSERÇÃO PROFISSIONAL DOS JORNALISTAS FORMADOS PELA UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA

A presente pesquisa mapeia a inserção dos egressos das duas primeiras turmas de profissionais formados pelo Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo da Universidade Federal de Uberlândia no mercado de trabalho. Utilizando como procedimentos metodológicos a pesquisa bibliográfica, a análise de documentação do Curso de Comunicação Social: Habilitação em Jornalismo da UFU, a aplicação de questionário a todos os egressos e a entrevista semi-estruturada com uma amostra deste grupo, apresenta-se como resultado o delineamento de um perfil do profissional formado e a análise comparativa deste com o perfil do egresso proposto no Projeto de Criação do Curso.

 

NEIMAR DA CUNHA ALVES

A COMPLEXIDADE DA EXISTÊNCIA: OS SENTIDOS DA VIDA E DA OBRA NA PRODUÇÃO JORNALÍSTICA SOBRE OSUICÍDIO

O presente trabalho de pesquisa analisou o valor da vida atribuído pela mídia em casos de suicídio. O corpus utilizado foi composto por grandes reportagens jornalísticas publicadas em duas revistas distantes do conceito de mídia sensacionalista: Rolling Stone – segmentada em cultura – e A Ponte – revista experimental do curso de Jornalismo da Universidade de Fortaleza. Duas reportagens tratam de sujeitos anônimos e duas tratam de sujeitos famosos. À luz dos conceitos de existencialismo, - na linha de Albert Camus -, critérios de noticiabilidade, análise cultural, como metodologia dos Estudos Culturais, procurou compreender como o jornalismo lida com a existência dos sujeitos e seus respectivos legados. Como principais resultados notase que a publicação de histórias de vida pela mídia reforça a perpetuação de suas existências para a posteridade. Conclui-se ainda que a mídia trata de modos distintos famosos e anônimos ao lidar com a vida e com a obra de cada um.

 

RAISSA DANTAS DE SOUSA

BRASIL HEXA EM VIOLÊNCIA: A REPRESENTAÇÃO DOS MOVIMENTOS SOCIAIS NO SITE DA FOLHA DE S. PAULO DURANTE A COPA DO MUNDO DA FIFABRASIL EM 2014

Análise dialética da representação dada aos movimentos sociais na cobertura do site Folha de S. Paulo durante a Copa do Mundo da FIFA de 2014. Utiliza pesquisa de campo como coleta de dados. Aponta como principais resultados a estigmatização dos manifestantes e a contribuição no processo de criminalização das lutas sociais a partir de seus conteúdos publicados. Conclui que a mídia mantém o histórico de caracterização depreciativa dos movimentos sociais.

 

RAÍSSA FERNANDA CAIXETA

A MULHER EM NOVA E TPM: UMA REPRESENTAÇÃO DISCURSIVA

O presente trabalho analisa como a mulher é representada no discurso dos editoriais das edições de agosto e novembro de 2014 da revista Nova e no discurso dos editoriais das edições de setembro e novembro de 2014 da revista TPM. Para isso, buscou-se compreender as formações discursivas, o interdiscurso e os sentidos que perpassam os discursos desses periódicos. A identidade, o gênero, o jornalismo de revista e a imprensa feminina são alicerces que endossam essa investigação.

 

RENATA FERRARI

RETRATOS DA REAL BELEZA: REPRESENTAÇÃO DA MULHER NA PROPAGANDA INSTITUCIONAL DA MARCA DOVE

Nesta pesquisa investigamos a representação da mulher no discurso da propaganda Retratos da Real Beleza, da marca Dove. Com base nos pressupostos teóricos da Análise do Discurso Crítica elaboramos uma análise da dimensão da prática social, discursiva e textual, além dos significados representacional e identificacional do discurso. Também trazemos reflexões acerca do corpo feminino na mídia, em especial a propaganda institucional. Ao contrário da maioria das propagandas, Retratos da Real Beleza propõe uma reflexão sobre a beleza feminina mostrando que as mulheres são mais bonitas do que pensam e não precisam seguir padrões estabelecidos. Mas será que a propaganda realmente desconstrói os ideais de beleza vigentes? Percebemos que, embora tenha uma proposta inovadora, a reafirmação de ideologias dominantes ainda está presente na propaganda. A seleção de mulheres feitas pela Dove representa os padrões estéticos supostamente questionados pela empresa.

 

RINALDO AUGUSTO DE MORAIS

THE WALKING DEAD: UMA JORNADA POR UM MUNDO PÓS APOCALÍPTICO – ANÁLISE DA PRIMEIRA TEMPORADA

Este trabalho tem como objetivo analisar os elementos e os personagens que compõem a primeira temporada da série The Walking Dead (2010). Originalmente criada para os quadrinhos, a história se tornou um produto televisivo em 2010, e é exclusivamente sobre este produto que as análises são realizadas. Buscamos entender o imaginário que é consumido pelo público – sendo este público o maior de todos os tempos e que responde com um feedback veloz e bastante amplo. Dessa maneira, o presente trabalho se dedica a encontrar pontos na série que podem explicar um pouco mais a enorme identificação por parte dos milhões de fãs ao redor do mundo. Para estas análises, utilizaremos principalmente as teorias da Jornada do Herói, de Joseph Campbell (2007); os autores Massimo Di Felice (2009) e Júlio Moreno (2002) para conceituar melhor cidade e espaço urbano; e também os estudos de Jung (1945) sobre o conceito de sombra.

 

THIAGO DA COSTA FARIAS PEREIRA LIMA

A REPRESENTAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO SOCIAL NA SÉRIE “HOUSE OF CARDS”

Esta pesquisa analisa a série House of Cards, buscando entender a representação feita na série dos profissionais da área de Comunicação Social. São explorados o conceito de ethos de Charaudeau (2006) e a Análise de Discurso como metodologia. A análise foi realizada após assistir e descrever os episódios da primeira temporada do seriado na íntegra. Um dos principais resultados encontrados demonstra que o discurso da série se constrói em consonância com a construção imagética de seu protagonista e que o ethos de cada profissional é fabricado na série de maneira independente. Conclui que a representação da profissão do comunicador em House of Cards, influi na imagem que o espectador tem da mesma no mundo real.

 

TULIO CAMPOS CALEGARI

INFOTENIMENTO NA TV: UM ESTUDO SOBRE O PROGRAMA ESTÚDIO I

O jornalismo sofreu constantes mudanças ao longo do tempo. A forma de transmitir notícias mudou e novos recursos, como a internet, possibilitaram variadas formas e estilos de apresentação. Estudiosos da área categorizam cinco grandes gêneros: informativo, interpretativo, opinativo, diversional e utilitário. Porém, recentemente alguns autores começam a evidenciar a presença de gêneros híbridos, que englobam características diversas. Este estudo tem como objetivo compreender de que forma o programa televisivo Estudio i se estrutura de acordo com os gêneros jornalísticos, em especial a partir da constatação da presença de gêneros híbridos na televisão brasileira. Por meio do método de análise de conteúdo, é feita uma separação entre conteúdo de informação e conteúdo de entretenimento no programa. Além disso, esta análise evidencia a relação entre imagens e texto presentes no programa. Os dados estão expostos, nas considerações finais, em gráficos e analisados criticamente em função dos gêneros jornalísticos.

 

VERÔNICA JELLIFES RODRIGUES DE LIMA

A UTILIZAÇÃO DO FACEBOOK PELAS MONTADORAS DE AUTOMÓVEIS FORD, CHEVROLET E VOLKSWAGEN

Este trabalho aborda a comunicação organizacional e a comunicação digital, tendo como objetivo compreender como as empresas utilizam as mídias sociais para se relacionarem com seus públicos de interesse. Para esta pesquisa, foram analisadas as páginas do Facebook da Ford, Volkswagen e Chevrolet durante a última quinzena do mês de dezembro de 2014. Um dos métodos utilizados foi a análise de conteúdo por permitir que os dados sejam divididos em categorias e subcategorias com o intuito de fazer uma análise mais detalhada dos dados obtidos.

 

bottom of page